terça-feira, 15 de julho de 2014

As empresas estão nuas!

As empresas estão nuas – essa é uma afirmação mais que verdadeira no mercado atual, onde os consumidores com seus super poderes digitais estão agindo como raio-x das marcas que consomem.
Hoje, graças à hiperconexão dos consumidores (também conhecidos como prosumers) as marcas estão “reféns” a cada passo que dão - os clientes estão mais participativos e ditam o que querem e principalmente como desejam ser tratados.
Costumo dizer que as marcas que aproveitam esse poder do consumidor, conseguem economizar um pouquinho mais em consultorias de marketing, haja vista que o próprio cliente passa a prestar essa consultoria. O movimento atual permite as organizações que por meio das mídias sociais digitais, por exemplo, monitorem o que é dito de positivo ou negativo a cerca de suas marcas, e assim, trabalhem para melhorar seus processos.
Como funciona?
Os clientes sentem-se livres e sem nenhum pudor, não apenas para cobrar maior eficiência das marcas, mas também para sugerir, elogiar e compartilhar suas experiências – e é ai que as marcas ganham (ou perdem).
Segundo o diretor da Ipsos Media, Diego Oliveira, essa realidade permite que o consumidor tenha cada vez mais influência nas tomadas de decisões e que as empresas precisam compreender a área de gestão de relacionamento com o cliente de forma estratégica, funcionando como um ponto de partida para as demais ações.
O ideal neste cenário é que toda organização acompanhe e se relacione com seus clientes, criando laços que permitam um dialogo aberto. De nada adianta trabalhar um composto de marketing perfeito com produtos, canais de distribuição e ações promocionais, se o atendimento não for ideal, por exemplo. É neste ponto que os clientes possuem um papel relevante de colaboração, permitindo as marcas que usem suas verbalizações para aprimorar o seu serviço.
Se você é gestor de marca, fica aqui uma dica: acompanhe seus clientes, relacione-se com eles e permita que haja o engajamento eficiente. Este é o ponto de sucesso! Aproveite o poder dos consumidores ao seu favor.
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Especialista em Administração Estratégica, Pós-Graduando MBA em Marketing.

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