sábado, 2 de agosto de 2014

O que o consumidor procura?


Qual a principal busca do consumidor moderno? Onde ele gostaria de fato de ser atendido, no on ou off? O que ele espera de um vendedor? Essas são algumas perguntas fáceis de serem respondidas! O consumidor no final das contas só que uma coisa: UMA BOA EXPERIÊNCIA COM SUA MARCA,

Será que isso é difícil de ser entendido pelas organizações? O consumidor contemporâneo (e acredito que o do século passado também) só deseja duas coisas: um produto que atenda suas necessidades e uma experiência positiva com sua marca. Eu, você, ou qualquer cliente, cada vez mais passará a privilegiar as boas experiências de consumo e aspirar por locais prazerosos para a compra.

Não há nada de mais agradável que você chegar a uma loja e ser bem recepcionado, abordado e direcionado por um vendedor atencioso e disposto a lhe ajudar. Quando fala-se em consumidor moderno, marketing 3.0 e concorrência transversalizada, é importante também falar que o vendedor precisa ser especializado e sensível as novas demandas. Outro dia escrevi que o vendedor deve ser coach – além de demonstrar, ele deve conduzir o cliente, auxiliando na identificação das suas necessidades e direcionando para o produto mais adequado.

Outra dúvida comum das marcas e vendedores neste novo contexto é se o consumidor é on ou off.

O consumidor é cibrido – on e off ao mesmo tempo, ele está com um pé no digital e outro no analógico. A estratégia das marcas modernas deve ser a de integração, pois só assim será possível potencializar a experiência dos clientes sem que isso signifique desvalorizar sua força de vendas.

Por fim, deixo uma dica valiosa para empresários, gestores de vendas, vendedores e executivos de atendimento: pense sempre em proporcionar uma experiência memorável ao seu cliente – seja no on ou no off.


@coelhofernando

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