Qual a principal busca do
consumidor moderno? Onde ele gostaria de fato de ser atendido, no on ou off? O que
ele espera de um vendedor? Essas são algumas perguntas fáceis de serem
respondidas! O consumidor no final das contas só que uma coisa: UMA BOA
EXPERIÊNCIA COM SUA MARCA,
Será que isso é difícil de
ser entendido pelas organizações? O consumidor contemporâneo (e acredito que o
do século passado também) só deseja duas coisas: um produto que atenda suas
necessidades e uma experiência positiva com sua marca. Eu, você, ou qualquer
cliente, cada vez mais passará a privilegiar as boas experiências de consumo e
aspirar por locais prazerosos para a compra.
Não há nada de mais agradável
que você chegar a uma loja e ser bem recepcionado, abordado e direcionado por
um vendedor atencioso e disposto a lhe ajudar. Quando fala-se em consumidor moderno,
marketing 3.0 e concorrência transversalizada, é importante também falar que o
vendedor precisa ser especializado e sensível as novas demandas. Outro dia
escrevi que o vendedor deve ser coach – além de demonstrar, ele deve conduzir o
cliente, auxiliando na identificação das suas necessidades e direcionando para
o produto mais adequado.
Outra
dúvida comum das marcas e vendedores neste novo contexto é se o consumidor é on
ou off.
O consumidor é cibrido – on
e off ao mesmo tempo, ele está com um pé no digital e outro no analógico. A estratégia
das marcas modernas deve ser a de integração, pois só assim será possível
potencializar a experiência dos clientes sem que isso signifique desvalorizar
sua força de vendas.
Por fim, deixo uma dica
valiosa para empresários, gestores de vendas, vendedores e executivos de
atendimento: pense sempre em proporcionar uma experiência memorável ao seu
cliente – seja no on ou no off.
@coelhofernando
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