segunda-feira, 18 de agosto de 2014

De onde surge a inovação?

Quando se fala da necessidade de inovar estamos ponderando sobre a necessidade de criar diferencial competitivo para a marca, seja por meio de um novo produto ou melhoria dele, ou ainda incremento de um serviço.
Mas o que muita gente não se atenta é que para inovar não é necessário grandes transformações, as vezes uma simples atitude pode trazer grandes resultados. Compartilho aqui uma pequena história contada pelo Prof. Menegatti em uma de suas palestras:
Certa empresa de pneus estava percebendo que seu principal produto estava perdendo participação de mercado e por isso o presidente convocou uma reunião com seus executivos e disse: temos que baixar os custos, sem perder a qualidade do produto.
Várias ideias foram dadas, mas as alternativas eram óbvias demais. Até que um faxineiro da empresa disse: o produto precisa ter embalagem? Os executivos zombaram da audácia do servente. Mas o presidente disse: Pode ser, por que não? A partir daí os pneus que até o Século 20 vinham embalados, começaram a ser expostos nas lojas sem embalagem e com a marca e outras informações impressas na borracha.
A ideia para a próxima inovação que sua empresa lançará, muitas vezes não virá de um diretor, ou alto executivo, mas virá, quem sabe, de uma pessoa que anda pelos departamentos, que conhece todos os setores e que serve um simples cafezinho.
A grande reflexão que quero deixar aqui é quanto a necessidade de olharmos para fora da caixa e as vezes olhar fora da caixa significa olhar para fora do nosso processo ou empresa. A inovação está na sensibilidade de perceber novas perspectivas (novos olhares).
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Especialista em Administração Estratégica e MBA em Marketing. Formação Complementar em Didática Universitária, Coaching e Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário