segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Look Market com Edimar Filho

Toda criação, toda campanha e qualquer comunicação precisa ter verdade, tom, emoção. Esse é o caminho para alcançar a mente e coração do cliente. Para conversar sobre essa e outras temáticas, convidei Edimar Filho, Diretor de Criação da Faz Promo – Empresa do Grupo Phocus. Aprecie sem moderação e boa leitura.
Look Market com Edimar Filho
Blog do Fernando Coelho: o ser humano é muito mais emocional que racional, qual a melhor forma de criar conexões com os clientes e aproximá-lo da marca?
Edimar: Tenho aprendido que o segredo para qualquer campanha é, antes de criá-la, achar a sua verdade. A verdade quase sempre é algo incontestável, quando você parte dela você tem muito mais chances de tocar o público alvo.
Blog do Fernando Coelho: ligando com a pergunta anterior, em um mercado em que todo mundo ficou igual, a marca e sua percepção de valor é que diferenciam as organizações. As marcas locais do varejo, entendem essa primícia?
Edimar: O varejo tem um objetivo muito claro de alcançar o público consumidor na sua essência e dizer o que esse público quer ouvir quase sempre aponta para a necessidade de responder a perguntas como “quanto custa?”, “até quando tem?” e “o que é preciso fazer para comprar?”. Acredito que as grandes marcas antes de vender produtos vendem valor, entendo que algumas grandes empresas necessitam de um trabalho de marketing mais abrangente que mostre essa necessidade de construção e manutenção da marca, porque isso é o que vai torná-la mais vendável sempre.
Blog do Fernando Coelho: onde está o cliente (consumidor)? Na TV? No digital? São perguntas decisivas para um planner na hora de propor uma solução de comunicação. As marcas cada vez mais estão investindo em geração de conteúdo. Como você enxerga este cenário e o que nossa praça está fazendo para acompanhar esta tendência?
Edimar: O cliente é cada vez mais nômade e, algumas vezes, até onipresente. Falar com esse cliente é primordial e, diferente do que foi por muito tempo, a comunicação integrada que tinha apenas um argumento, tem tido a necessidade de falar de outras formas, respeitando a particularidade de cada meio. Se aproximar do cliente é também dar a ele a oportunidade de participar do dia a dia da empresa, entendendo o que ela pensa em relação ao que acontece no mundo.
Blog do Fernando Coelho: As ações promo são ativos intangíveis da comunicação. O cliente (anunciante) quer acima de tudo resultados palpáveis. Como vocês mensuram as ações que realizam? Como isso é convertido em resultados para o cliente?
Edimar: Acho que Live Marketing em muitas vezes chega a permitir um controle de resultados mais palpável do que as outras mídias, uma vez que as ações promocionais permitem uma aproximação literal da marca com o público final, permitindo além do primeiro contato um feedback instantâneo de aceitação ou não do que está sendo apresentado. Acredito que toda mensuração de resultado parte de um objetivo, se o objetivo do cliente for claro em relação a visitas, por exemplo, a gente consegue mensurar bem o volume de pessoas impactadas através de artifícios como voucher (vale desconto – vale prêmio), numerando quantas visitas apresentaram o elemento da ação. Se o objetivo for em relação a vendas, o calculo é feito em cima do investimento, o que chamamos de ROI (Retorno sobre investimento), esse cálculo permite uma visão clara ao cliente que no final das contas quer saber se valeu ou não a pena o investimento naquela determinada ação promocional. ( ROI = Lucro do Investimento - Custo do Investimento / Custo do Investimento X 100)
Blog do Fernando Coelho:  em uma frase, qual seu Market look? Qual sua visão de mundo, mercado e das pessoas?
Edimar: Quem vive pra imitar alguém nunca vai ser referência pra ninguém.  
MINI-CURRICULO:
Dir. de Criação da Faz Promo (Setor de Live Marketing /Grupo Phocus)
Publicitário/ Comunicação Social ( Faculdade São Luis); Pós Graduando (Marketing e Publicidade). Experiências: Redator Phocus Propaganda; Analista de Comunicação – GUIMAR / VALE - Implantação de Projetos de Logística); Dir. de Marketing – 92FM

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