segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Gestão de pessoas no varejo e marketing

Sempre gosto de alertar aos meus alunos em sala de aula que os famosos 4ps do marketing (produto, preço, praça e promoção) não serão de grande utilidade se outras variáveis não forem pensadas no processo de gestão de marketing. É preciso compreender a organização e marca em sua totalidade de negócio.
Hoje é muito importante que o profissional de marketing conduza não apenas a gestão de produto e comunicação, como também acompanhe pessoas, processos e sistema de produtividade da organização, medindo constantemente a reputação da marca para qual presta serviço.
Nos atendo especificamente á variável “pessoas”, é importante que se compreenda de uma vez por todas que o capital humano é um elemento critico para a produtividade. Pessoas desmotivadas ou despreparadas são um tiro no pé para a marca – eles não apenas não renderão o que se espera, como muito possivelmente, afastarão os clientes.
É fundamental pensar na contração dos colaboradores como chave inicial para um bom posicionamento da marca – tem-se de pensar que a linha de frente é o cartão de visita de qualquer marca, logo, envolver o marketing em parceria com a gestão de pessoas no processo de seleção, capacitação, motivação e retenção, é pensar de maneira holística e estratégica.
O marketing nunca foi, e mais do que nunca, é apenas uma função ligada à comunicação. O marketing visa buscar os melhores resultados com todos dentro da organização para que seja possível alcançar o atendimento das necessidades dos clientes e sua satisfação total.
Não se esqueça: seu colaborador é o porta voz da sua marca, o que ele pensa e diz sobre ela, tem muito mais valor que qualquer comercial no horário nobre da TV.
@coelhofernando

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