segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Market Look com João Batista Bottentuit Junior

Você sabe o que são TICs sua  importância para as escolas de negócios e futuros profissionais?
Para conversar sobre cultural digital, convidei o Professor João Batista Bottentuit Junior, Doutor em Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho.
Confira nosso bate papo!
Market Look com João Batista Bottentuit Junior
Blog do Fernando Coelho: Para iniciarmos, o que são TICs e como elas podem fazer a diferença no processo de ensino aprendizagem nas escolas de negócios?
João: As TIC ou Tecnologias de Informação e Comunicação são o conjunto de artefatos, ferramentas e aplicativos com o objetivo de disseminar informação à um indivíduo ou a um conjunto de pessoas. As TIC podem fazer a diferença na educação na medida em que permitem com que os alunos possam acessar a uma infinidade de informações que podem favorecer e muito seu processo de aprendizagem, ou seja, podem acessar os conteúdos estudados em múltiplos formatos (texto, vídeo, áudio, animação) bem como consultar bibliotecas e ambientes ricos em conteúdos digitais que se empregados com a metodologia adequada poderá desenvolver diversas habilidades nestes indivíduos, tais como a habilidade em manusear diferentes ambientes e ferramentas, a capacidade de pesquisa, de rápido raciocínio, de comunicação e interação online, de persuasão, entre outros, tanto na educação formal como em escolas de negócios.
Blog do Fernando Coelho: Hoje o consumidor é cibrido – on e off ao mesmo tempo. Os alunos desta nova era conseguem passear ao mesmo tempo em dois ambiente, o real e o digital. Na sua opinião, as escolas de negócios estão preparadas para receber um alunado que é nativo digital?
João: Hoje em dia, as escolas e universidades já se conscientizaram que precisam adaptar suas instalações físicas para acompanhar a rápida evolução tecnológica da sociedade digital, com este intuito, compram computadores modernos, lousas digitais, tablets, plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem, bem como, uma série de softwares e aplicativos, no entanto, poucas são as instituições que se preocupam em capacitar seus docentes e mudar a cultura de suas empresas para a cultura digital. O resultado de tudo isto, é a constituição de um cenário preocupante com instituições de ensino equipadas, mas com pouca utilização do potencial destas tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Muitas delas possuem um conjunto de imigrantes digitais capacitando nativos digitais As tecnologias por si só, não produzem nenhum impacto na educação dos indivíduos, o que realmente faz a diferença é a estratégia ou metodologia empregada pelo docente para a utilização consciente dos recursos e tecnológicos. Os docentes precisam se apropriar dos recursos digitais existentes, bem como a melhor forma de desenvolver as habilidades e os altos domínios cognitivos em seus alunos.
Blog do Fernando Coelho: Como as universidades e professores podem explorar todas as potencialidades das TICs em suas aulas?
João: Primeiramente as escolas precisam capacitar seus professores para as tecnologias disponíveis na instituição de ensino, em seguida apresentar possibilidades de utilização destes recursos em contexto educativo e em seguida incentivar a utilização eficiente destas tecnologias.  A maior utilização das TIC começa a aumentar na medida em que os docentes começam a enxergar as potencialidades como:
·         a facilidade em buscar informação na rede;
·         a rapidez no raciocínio;
·         a criatividade para resolver problemas propostos;
·         a facilidade em trabalho em equipe;
·         entre outros.
Blog do Fernando Coelho: O Jornalista Marcelo Tas durante o seu programa on line Café Filosófico, levantou que, nem tudo o que há na internet tem utilidade educacional e as vezes assume o papel contrário. Qual a importância e papel do professor neste sentido?
João: O professor de hoje deixou de ser aquele detentor único do saber e passou a ser um guia e facilitador da aprendizagem, uma vez que o docente é um sujeito em constante atualização e que não tem respostas para tudo, mas que, por ter muitas leituras e conhecimentos prévios, poderá facilmente encontrar as melhores respostas para as dúvidas dos alunos, bem como ajudar a construir junto com eles diversos conhecimentos. Com o advento da Web 2.0, a internet ficou cada vez mais democrática, ou seja, agora todos podem postar livremente seus conteúdos, desta forma ao acessar informações na rede é preciso ter muita cautela sobre o que realmente é relevante e o que devemos desconfiar. Cabe ao professor indicar os melhores caminhos que o aluno deverá percorrer na busca do conhecimento e chamar atenção para questões como o plágio, direitos autorais e as fonte que não se pode confiar.
Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu market look? Qual seu olhar do mundo, da educação contemporânea e do mercado?
João: O futuro das TIC na educação é algo que não podemos prever, mas que devemos estar atentos para adoção das melhores ferramentas e metodologias a fim de garantir que as futuras gerações possam garantir a melhor qualidade educacional.
MINI CURRICULO:
João Batista Bottentuit Junior é Doutor em Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2011), Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto (2007), Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA (2002). É Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG (2003) e Engenharia de Sistemas pela ESAB (2010). Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos, possui ainda livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no Exterior. É professor Adjunto II da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II, Núcleo de Educação a Distância NEAD-UFMA, atualmente coordena o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, é também Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado) da UFMA, atua na linha de Cultura, Educação e Sociedade (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação). Atua na área de Educação, Informática na Educação, Metodologia da Pesquisa, Formação de Professores e Tecnologia Educativa. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP.
Email: joaobbj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário