Toda marca precisa
considerar que está inserida em um mercado caótico, com excessos de informações
e produtos similares. Para o cliente é cada vez mais difícil escolher qual
produto levar – todos estão muito iguais. E como se diferenciar neste cenário?
Imprimindo amor e respeito nas relações.
Ter um bom produto não é
diferencial competitivo, é condição básica para entrar no mercado. O que de
fato fará a diferença é como aquela marca agrega valor e é percebida pelo
cliente.
O trabalho de qualquer
empresa em um mundo com excessos de informações é disputar a atenção do cliente,
e uma vez capturada, ela precisa mostrar que a merece. Quantas vezes nos
sentimos atraídos por uma marca e depois que compramos, temos o sentimento de
que o vendedor (ou empresa) só estava interessados em nosso dinheiro? Essa é uma
das piores emoções que uma marca pode despertar no seu cliente.
Kevin Robert, CEO da Agência
Saatchi & Saatchi, em seu livro Lovemarks - O Futuro Além das Marcas,
afirma que “respeito é amor em traje informal”. Para melhor entender, reproduzo
aqui um plano cartesiano que demonstra em qual posição sua marca pode se
encontrar neste mercado.
Se você demonstra pouco amor e pouco respeito pelo seu
consumidor, você está na posição de commodite,
ou seja, é uma marca de baixo valor agregado, sem nenhuma diferenciação. Acontece em geral quando você não foca na
satisfação do cliente, está muito mais preocupado com números de vendas do que
com a experiência de compra.
Se você demonstra pouco amor e muito respeito pelo seu consumidor,
você está na posição de marca. Grande
parte do mercado demonstra respeito ao consumidor , assegurando os seus
direitos, aplicando pesquisas de satisfação, cumprindo o que promete... mas sem
nenhum interesse nos sentimentos, sonhos, medos e anseios desse cliente.
Se você demonstra muito amor e pouco respeito pelo seu
consumidor, você está em desequilíbrio, neste caso, dizemos que a marca está
agindo com puro modismo. Não adianta
dizer que ama, aplicar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, identificar um
possível erro, e não corrigir.
QUAL
O IDEAL?
Para se destacar deste
mercado caótico, conseguir relevância, criar relacionamentos duradouros e fortalece-los
continuamente, é necessário agir e demonstrar muito amor e muito respeito pelo
consumidor, ai sim, você se torna uma lovemarks.
Uma lovemarks está sempre
atenta aos movimentos da freguesia, identificando e atendendo suas
necessidades, monitorando seus medos e massageando suas almas.
Outro ponto fundamental é
que apaixonar-se por alguém tem a ver com sentir-se valorizado, com perceber
que o outro está preocupado e querendo o melhor para nós. Pouquíssimas marcas
demonstram isso nas suas relações.
Deixo aqui um questionamento:
- sua marca está em qual nível de marca? Como está sua relação com a clientela?
Pense nisso e sucesso!
@coelhofernando
Muito Bom Fernando!! Fiquei pensando na relação professor/aluno, que tal voce pensar numa palestra direcionada aos nossos professores e alunos para que desenvolvam essa atitude de mais respeito e amor entre si? Topa? :)
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