sexta-feira, 5 de junho de 2015

A relação entre amor, respeito e marca – “o segredo” das lovemarks.

Toda marca precisa considerar que está inserida em um mercado caótico, com excessos de informações e produtos similares. Para o cliente é cada vez mais difícil escolher qual produto levar – todos estão muito iguais. E como se diferenciar neste cenário? Imprimindo amor e respeito nas relações.

Ter um bom produto não é diferencial competitivo, é condição básica para entrar no mercado. O que de fato fará a diferença é como aquela marca agrega valor e é percebida pelo cliente.

O trabalho de qualquer empresa em um mundo com excessos de informações é disputar a atenção do cliente, e uma vez capturada, ela precisa mostrar que a merece. Quantas vezes nos sentimos atraídos por uma marca e depois que compramos, temos o sentimento de que o vendedor (ou empresa) só estava interessados em nosso dinheiro? Essa é uma das piores emoções que uma marca pode despertar no seu cliente.

Kevin Robert, CEO da Agência Saatchi & Saatchi, em seu livro Lovemarks - O Futuro Além das Marcas, afirma que “respeito é amor em traje informal”. Para melhor entender, reproduzo aqui um plano cartesiano que demonstra em qual posição sua marca pode se encontrar neste mercado.



Se você demonstra pouco amor e pouco respeito pelo seu consumidor, você está na posição de commodite, ou seja, é uma marca de baixo valor agregado, sem nenhuma diferenciação.  Acontece em geral quando você não foca na satisfação do cliente, está muito mais preocupado com números de vendas do que com a experiência de compra.

Se você demonstra pouco amor e muito respeito pelo seu consumidor, você está na posição de marca. Grande parte do mercado demonstra respeito ao consumidor , assegurando os seus direitos, aplicando pesquisas de satisfação, cumprindo o que promete... mas sem nenhum interesse nos sentimentos, sonhos, medos e anseios desse cliente.

Se você demonstra muito amor e pouco respeito pelo seu consumidor, você está em desequilíbrio, neste caso, dizemos que a marca está agindo com puro modismo. Não adianta dizer que ama, aplicar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, identificar um possível erro, e não corrigir.

QUAL O IDEAL?

Para se destacar deste mercado caótico, conseguir relevância, criar relacionamentos duradouros e fortalece-los continuamente, é necessário agir e demonstrar muito amor e muito respeito pelo consumidor, ai sim, você se torna uma lovemarks.

Uma lovemarks está sempre atenta aos movimentos da freguesia, identificando e atendendo suas necessidades, monitorando seus medos e massageando suas almas.

Outro ponto fundamental é que apaixonar-se por alguém tem a ver com sentir-se valorizado, com perceber que o outro está preocupado e querendo o melhor para nós. Pouquíssimas marcas demonstram isso nas suas relações.

Deixo aqui um questionamento: - sua marca está em qual nível de marca? Como está sua relação com a clientela?

Pense nisso e sucesso!


@coelhofernando

Um comentário:

  1. Muito Bom Fernando!! Fiquei pensando na relação professor/aluno, que tal voce pensar numa palestra direcionada aos nossos professores e alunos para que desenvolvam essa atitude de mais respeito e amor entre si? Topa? :)

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