quarta-feira, 3 de junho de 2015

Look Market com Agnelo Pacheco


Essa semana conversei com um ícone da publicidade brasileira. Com 38 anos de experiência no mercado, ele foi responsável por inúmeros trabalhos premiados em Cannes, Festival De Gramado, profissionais do ano, colunistas e festival de Nova York.

Aprecie sem moderação meu bate papo com Agnelo Pacheco.

Look Market com Agnelo Pacheco

Blog do Fernando Coelho: Quais atributos você considera essenciais em uma campanha publicitária?

Agnelo: O primeiro atributo, que seria o natural, é que a campanha dê resultados. Agora, mais do que nunca. Outro atributo é que ela seja percebida pelo seu público-alvo. A grande maioria da população tem uma reação defensiva contra a publicidade. E o melhor dos atributos é que a campanha seduza o consumidor sem que ele perceba isso.

Blog do Fernando Coelho: Hoje se fala muito em marketing 3.0 – entender o coração do consumidor. Em sua opinião, as marcas estão sabendo ouvir e se relacionar com o ser humano (e não apenas com o cliente)?

Agnelo: Muito poucas empresas começam a entender o coração do consumidor. A televisão ainda continua como o maior veículo e a Rede Globo tem uma receita de mais de 35 anos, com uma grade que abrange novelas às 18h, 19h e 20h30, tocando o coração do seu público e sustentando seu primeiro lugar de audiência. Pela televisão é que muitos não sabem como entrar pela porta do coração do consumidor. As empresas de telefonia, todas, não sabem usar a emoção como forma de conquista. Todas as indústrias automobilísticas apostam, como o varejo, no malho de ofertas para atrair o consumidor. Entre os bancos, só o Itaú utiliza uma linguagem que pode atrair o ser humano.

Blog do Fernando Coelho: Gosto sempre de levantar essa discussão com profissionais da área de criação. O que é inspiração e de onde ela nasce?

Agnelo: Penso que isto varia muito. Quando comecei como criativo, me contavam uma história totalmente fantasiosa. Existia um "criativo secreto" que vivia numa ilha paradisíaca e, duas vezes por semana, um helicóptero pousava lá para apanhar as novas ideias e deixar outros pedidos. Claro que num tempo onde não existia internet. Fantasia pura.

No meu caso, a criação já nasceu na frente do cliente quando a ideia veio na hora com o “Tomou Doril, a dor sumiu". O “It's All”, conceito que criei para a All Star, nasceu sob pressão e debaixo de um chuveiro. Já criei dentro de aviões. O que deu sempre certo comigo foi o desafio de buscar o melhor. Você se concentra, pensa muito e encontra uma ideia boa. Deixa de lado e começa a buscar uma melhor. Agora, relaxado porque já tem uma, aparece logo logo uma melhor.

Blog do Fernando Coelho: Na comunicação contemporânea, fala-se muito em comunicação “glocal” (pensar global e agir local). As marcas estão conseguindo trabalhar essa fórmula?

Agnelo: Deveriam, mas não estão. Quando comecei, trabalhava para a agência que atendia a Mesbla em todo o Brasil. E trabalhava criativamente com cada filial. E não dava para usar a mesma campanha que a gente criava em Belém para a Mesbla de Porto Alegre, por exemplo.
Trabalhava na criação para a Nestlé quando ela decidiu lançar aqui o Nestea, usando a mesma proposta que aplicavam lá fora: o cara tomava um copo de Nestea e imediatamente caía de costas numa piscina refrescante. A proposta não vingou porque este produto era vendido apenas nas regiões com um calor infernal nos Estados Unidos. Pararam um tempo e voltaram com outro posicionamento. Quando participei da criação do COMPROMISSO PÚBLICO CARREFOUR, foi uma forma que encontramos para dizer que o Carrefour tinha os menores preços, porque, vindo da França, a maioria da população achava que pagaria preços mais altos. Deu tão certo que utilizam até hoje.

Blog do Fernando Coelho: Para finalizarmos, em uma frase, qual seu Market look? Qual sua visão da vida e do mundo dos negócios?

Agnelo: Viver é fascinante se você não faz o mundo de seus negócios ser a sua vida. Entre eles, só existe uma coisa igual: tanto em sua vida como nos seus negócios, você deve olhar para trás e ver de onde veio e como tudo começou. E fundamental para você não sentir o tempo passar: começar novo, de novo, todos os dias.

MINI BIO DE ANGELO PACHECO


Agnelo Pacheco é Presidente da Angelo Pacheco Comunicação. 38 anos de experiência no mercado publicitário. Graduado em comunicação e direito pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC-MG), ingressou na publicidade no ano de 1976, pela Agência Norton, onde ficou até 1985, passando por áreas como: auxiliar de rtv-c; redator; supervisor de criação para os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio De Janeiro. Em 1979, foi transferido para São Paulo e, em 1980, tornou-se diretor nacional de criação; diretor da Sociedade Anônima Da Norton; e vice-presidente de criação. Durante sua passagem pela Agência Norton, conquistou grandes títulos, além de ter sido o primeiro publicitário, no Brasil, a ganhar o Clio Awards mundial para televisão, em 1980, em Nova York, com o filme de lançamento do pneu tropical. Ainda como criador direto, foi responsável por inúmeros trabalhos premiados em Cannes, Festival De Gramado, profissionais do ano, colunistas e festival de Nova York. Dentre seus trabalhos premiados, estão os desenvolvidos para clientes como: Banespa, Nestlé, General Electric, Ibm, Perdigão, Playcenter, Polenghi E Carrefour. Em 1985, fundou a sua própria agência, a Agnelo Pacheco Criação E Propaganda Ltda., com clientes como: Banco Bmc, Telesp, Nossa Caixa Nosso Banco, All Star E Hope. Foi, então, apontado como o fato do ano no prêmio colunistas, em 1987, e escolhido o publicitário do ano – SP, em 1988. Em 1994, a Agnelo Pacheco passa a integrar o ranking das 20 maiores agências do Brasil. Um ano depois, abre a sua filial em Brasília e, em 2004, no Rio De Janeiro.

Um comentário: