quinta-feira, 28 de maio de 2015

Banco de dados ou bando de dados?


Como profissionais de marketing, estamos nos tornando cada vez mais lógicos e estatísticos. Até onde isso é bom?

É bom, por que conseguimos mensurar de maneira mais assertiva nossos resultados e indicadores. Mas, é preciso ter cuidado para não incorrer em um grande erro: CRIAR FÓRMULAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTOS QUE SÓ EXISTE EM SUAS DEFESAS DE AÇÃO.

É comum encontrarmos nas organizações sistemas de inteligências de marketing – os famosos banco de dados, com informações sobre classes sociais, profissão, gêneros, idades e regiões de moradia. Devo lhe informar que isso não é mais suficiente em um mundo efêmero, plural e multicultural.

Antes, as empresas julgavam o consumo dos seus clientes, por exemplo, por idade e profissão. Marca “X” acreditava que um médico de 40 anos deveria usar carro “Y”. Um grande equívoco!

As pessoas não são iguais. Mesmo pertencendo á um grupo especifico, elas diferem em personalidade, desejos e sonhos. Mais do que conhecer as informações demográficas, devemos focar no estilo de vida das pessoas. Não basta saber que o nome do seu cliente é Fernando, que ele tem 27 anos e é Publicitário. Você precisa conhecer suas preferências, hobbies, costumes, medos e então, somente com essas informações, conseguirá se conectar emocionalmente com ele.

Não é importante conhecer apenas quanto ele ganha e, sim, quanto ele está disposto a gastar, e com o quê.

Hilaine Yaccoub, Antropóloga do Consumo, diz que precisamos pensar em cultura, grupos de família, situações como mobilidade urbana, ambientes normativos, questões transculturais e subculturais. Antes de criar estratégias ou planos, é preciso ouvir quem está a sua volta e prestar atenção na conversa ao lado.

Se você é profissional de marketing, busque construir uma (ou várias) persona (s) de quem comprará seu produto. Pare para olhar o mercado, escutar as pessoas e mapear os sinais da sociedade. Faça um clipping de ideias e qualifique o seu plano de marketing.

Não transforme sua inteligência de marketing em um bando de dados apenas.

Pense nisso e sucesso!


@coelhofernando

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