sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sua venda é artística?


Os produtos estão cada vez mais “comoditizado”, em uma definição mais simples, quer dizer que, aos olhos de um cliente não há diferença entre o produto A ou B, e neste caso ele certamente escolherá o que oferece o menor preço.

O processo de vendas mais que uma transação de produtos é também uma prestação de serviço, que como tal, também pode se “comoditizar”. Faça uma pequena experiência: vá até uma loja de carros e peça para ver um veículo ou fazer um test drive. O vendedor que atender você, irá falar sobre a motorização, características, componentes, features e condições de financiamento daquele veículo. O QUE TODO VENDEDOR COMUM FARÁ!

A grande diferença na economia atual está no trabalho artístico. No mundo inteiro perde o emprego as pessoas que não possuem um trabalho artístico – sendo substituídos assim, por máquinas.

Mas, o que é trabalhar artisticamente?

É trabalhar com paixão, disciplina, foco e atenção total na plateia (cliente).

Paixão: pergunte a Bibi Ferreira qual seu grande sonho. A resposta certamente será “morrer em cima do palco”. O artista é apaixonado pelo que faz e enxerga ali sua grande missão de vida – levar a arte ao mundo por meio do seu trabalho.

O “vendedor artista” precisa igualmente enxergar na sua função que está ajudando a melhorar a qualidade de vida do cliente, e mais que isso, se apaixonar todos os dias pelo seu oficio. Isso significa ter brilho nos olhos.

Disciplina: no teatro um artista chega sempre duas horas antes do espetáculo para se concentrar. Sabe por quê? A razão é simples, porque ele não pode errar. O artista faz exercício de voz, alongamento, repassa o texto, relembra as marcações do palco, entre tantos outros checks antes do espetáculo iniciar.

E o vendedor? Será que chega antes do seu horário? Estudo o produto, analisa as ações da concorrência, monitora o mercado e as oportunidades?

Foco e atenção total da plateia, ou seja, no cliente: você realmente conhece seus clientes? É preciso entender quem são os atores sociais envolvidos na compra (iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário). É preciso também entender essa persona – seus desejos, medos, sonhos, frustações e emoções. Durante um espetáculo o ator além de se concentrar nas falas e cenas, fica igualmente atendo as manifestações das emoções da plateia.

Pense nisso e desenvolva um trabalho artístico durante seu processo de venda!
QUANDO VOCÊ TRABALHA ARTISTICAMENTE VOCÊ LIBERA A CRIATIVIDADE QUE EXISTE EM VOCÊ!

@coelhofernando


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