Você já viu ou ouviu algum
estudante de administração, publicidade, engenharia ou áreas afins dizer “eu
quero ser vendedor”? É raro presenciar um cena dessas.
Por muito tempo a área de vendas
foi considerada o parente pobre dentre os departamentos de uma organização,
mas, devo lhe informar que essa realidade mudou. Hoje grandes corporações estão
buscando diretores de vendas e até mesmo CEO’s oriundos dessa área. Outro dia
mesmo li na HSM que a área de vendas está se tornando o impulsor da estratégia
corporativa e que outras funções, como por exemplo, o financeiro, tornaram-se commodities.
Hoje quando se fala de
vendas, é preciso lembrar que dentro do processo de compra, é nela que acontece
a “hora da verdade”, onde o cliente terá uma experiência mais real e próxima
com sua marca e os seus representantes, ou seja, os vendedores. A compra, portanto, deixa de ser apenas um
processo de troca e se torna uma oportunidade de encantamento e fortalecimento
da marca. Segundo Maris Harada, Diretora Comercial da Agência Cadaris, no mundo há grande demanda de altos executivos de
vendas. Ela se tornou uma profissão muito bem remunerada. E as vendas business-to-business transformaram-se
finalmente em algo tão profissional quanto respeitável.
É PRECISO FAZERMOS DUAS REFLEXÕES SINE QUA NON:
A primeira,
é que o vendedor é um representante legitimo da sua marca, portanto, um ponto
de contato, comunicação e fortalecimento dela. É na hora da venda que o cliente
criará vínculos com sua marca e decidirá permanecer fiel ou não. A porta de
entrada de receita de qualquer organização é área de vendas. É hora de investir
mais em seleção, capacitação, motivação e desenvolvimento da sua equipe.
A segunda
reflexão é que nossas escolas superiores estão ficando para trás, pois estão
formando um grande número de estrategistas em marketing e finanças, e pouquíssimos
profissionais com qualificação e visão em vendas.
Minha dica
final aqui é: as empresas mais inteligentes focarão fortemente nesta área como
um grande canal de comunicação, criação de experiência e fortalecimento da
marca. Pense nisso e sucesso!!!
@coelhofernando
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