quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

As Mais e Menos Poderosas


A Superbrands Brasil divulgou o resultado da sua sexta edição, um levantamento das dez melhores marcas presentes no país.

Na pesquisa não se considerou o share of maind das marcas, pois segundo Gilson Nunes, CEO da Superbrand, o fato de uma marca ter lembrança fabulosa na mente do consumidor não faz, necessariamente, com que ele adquira o produto dessa empresa. Para analisar então o desempenho das marcas, considerou-se 35 atributos, com pesos diferenciados para cada um, levou-se em consideração preço-valor agregado, produto-serviço, canal de venda-distribuição, pós venda, qualidade e efetividade do marketing, comunicação e a tão falada sustentabilidade.

De acordo com o estudo as melhores marcas, são respectivamente: Nestlé, McDonald´s, Rede Globo, Coca-Cola, Nike, Bradesco, Fiat, Mercedes Benz, Banco do Brasil e Itaú.

Outro dado da pesquisa foi quanto às marcas com baixo desempenho, fruto de mudanças nas estratégias de gestão, ficando em menores posições as Unibanco, Telefônica, Visa, Daslu, Carrefour, HP, Kimberly Clark, IBM, Toyota, Dell, Brastemp, Submarino e Sony.

Agora é acompanhar o andamento destas marcas no próximo ano e aguardar para ver as mais e menos de 2011.

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