quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eu indico, tu indicas, ele indica

Seu cliente anda conjugando o verbo indicar? Se a resposta for sim, parabéns. Se a resposta for não, cuidado.

É fato que o investimento feito para captação de novos clientes é muito maior do que o feito para manter um cliente já satisfeito, alguns especialistas dizem que pode ser até 10 vezes maior.

Então diga ai, o que sua marca tem feito para que seja indicada? Vou dá algumas dicas.

É importante que o seu cliente sinta-se motivado para realizar a indicação. Isso pode ocorrer com uma campanha de incentivo, por exemplo, contudo, não basta, aliais, diria que isso é um tanto quando efêmero. O que deve de fato ser feito é envolver este consumidor, tratando-o como se ele fosse o primeiro e ultimo a ser atendido.

Ele precisa sentir-se importante e único. Encante o cliente e o surpreenda. Como você vai fazer isso? Observando o que ele diz, como se comporta, no que dá valor e o que não gosta (isso é fundamental também).

Vou ser mais especifico dando inclusive um exemplo que ocorreu em uma das lojas do nosso grupo: certa vez, um casal acompanhado de seu filho foi realizar a pesquisa de um automóvel e durante toda a compra eles sempre pediam a opinião do filho, este deveria ter aproximadamente seus oito anos. A vendedora muito atenta a ação da família prossegui com todo o processo da venda da maneira mais correta, porém, no dia da entrega, ela encheu o veículo com bolas de plásticos. Bingo! Como já era de se esperar, o casal levou a criança e quando o pequenino abriu a porta ficou eufórico e entusiasmadíssimo. (não precisa dizer que os pais também adoraram)

Agora eu lhe pergunto: - será que essa família irá esquecer este momento?

Eu mesmo vou responder: - obviamente que não. O momento se tornou mágico, foi surpreendente e encantador.

A probabilidade de o casal citado indicar esta vendedora ou a loja á um amigo é de 100% e o investimento com propaganda (que é muito alto) vai automaticamente diminuir.

O “encantar” está nos detalhes, não precisa formula nem shows pirotécnicos, basta observar e ter uma atitude de bom tom e que seu cliente não espera.

Depois disso, seu cliente vai trazer um amigo e gerar uma nova venda, ai é só repetir com ele todos os passos novamente e pronto, o ciclo do indicar está criado.

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