domingo, 17 de julho de 2011

Ei chefe, eu leio jornal no expediente. Qual o problema?


Acho impressionante como alguns profissionais, de qualquer hierarquia  ou geração, seja líder, liderado, mais velhos ou novos, se comportam como se a empresa fosse um quartel , onde as 8h da manhã você entra, sai as 12h, volta as 14h vai até as 18h sem nenhum intervalo para relaxar a mente ou produzir de maneira diferente.

Mas, o que seria produzir de maneira diferente? Lê um jornal no meio do expediente, por exemplo, seria uma maneira de produzir diferente.
Precisamos entender que o mundo corporativo mudou e que as formas de trabalho e trabalhar também. Certa vez, assistindo uma entrevista do consultor Waldez Ludwing no programa Sem Censura, na TVE, ele relatava a importância de aprendermos novas coisas dentro das nossas atividades. Lê o tal do jornal durante o expediente é o auge da atividade produtiva.

Antigamente o funcionário produzia mais quando estava concentrado nas atividades de rotina, mas, agora, se ele faz a mesma atividade todo dia e da mesma forma, ele estará sendo menos produtivo do que se estivesse numa sala de aula ou mesmo lendo um site de notícias, por exemplo. Isso  também é ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL. 

Waldez durante a entrevista compartilhava que numa economia onde as margens de resultados são fruto de conhecimento e inovação, a aprendizagem é o processo mais importante para o crescimento e competitividade. 

É fato: quem aprende mais, tem mais chance no mercado. As empresas mais competentes são aquelas que mais investem no conhecimento dos seus colaboradores e conseqüentemente são as mais lucrativas.

Então, empresas, lideres e liderados, o futuro da competência mercadológica é a busca de conhecimento, seja ele onde for: no jornal, na internet, na sala de aula, em um livro ou ainda em um bate-papo (agregador) na sala do café durante o expediente.

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário