quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que as pessoas tem a ver com inovação?




Respondendo a pergunta acima: TUDO

A gente não ver um computador parar para ter ideias, logo, por mais avançada que seja uma tecnologia, as pessoas (capital intelectual humano) SEMPRE serão indispensáveis em qualquer processo de inovação e gestão.

Leu bem o que escrevi? SEMPRE! Inovação e melhoria são feitas por pessoas.

Antes de continuar o post vou diferenciar inovação de criatividade, muita gente tende a confundir os termos. O perfil criativo normalmente não tem muito comprometimento com resultados, para ele o que importa é o conceito da ideia, já o profissional com perfil inovador está envolvido com a geração dos frutos gerados pelo negócio. O ideal é um profissional que some os dois perfis, mas, nem sempre existe.

Então, INOVAÇÃO só será feito com pessoas, e por pessoas. Para inovar a marca precisa perceber qual a real necessidade do seu cliente e gerar relevância para ele. Como gestores de marketing, para percebermos os desejos dos nossos clientes (falo desejo, por que necessidade já é uma variável básica) viver experiências, conversar e se relacionar com todos os envolvidos no processo dentro de uma loja, por exemplo, é sine qua non. O gestor de marketing precisa sentir e decodificar o que pensam os vendedores, clientes, gerentes e todos os atores do seu cenário.

Nunca foi tão fácil (ou tão difícil) inovar. Basta OBSERVAR o meio, vê o que podemos fazer de diferente (e relevante) e bola na frente, é só chutar bem no gol...

... se bater na trave é por que provavelmente um superior hierárquico barrou a ideia! Ai, a inovação se torna bem difícil.

E você? Tem marcados muitos gols?

@coelhofernando


















Nenhum comentário:

Postar um comentário