terça-feira, 5 de julho de 2011

Qual o ritmo da sua marca?

Uma nova e rentável ferramenta de comunicação para a construção de uma marca mais forte é o sound branding, traduzindo ao pé da letra: som da marca.O sound branding é um processo de transformação da linguagem visual em linguagem sonora. A função da marca, todos sabem, é proporcionar o reconhecimento mais fácil do produto ou empresa, então, a função da marca sonora é possibilitar através da musica o reconhecimento de uma marca. A principal característica dessa ferramenta é a utilização de todos os pontos de contato com o público-alvo, como por exemplo, o telefone, sistema de sonorização interno de PDV, cancelas de shoppings, mídias on-line e tudo que você conseguir integrar afim de otimizar a utilização do som e maximizar a construção da marca.

Para a construção de um plano de sound branding ideal é fundamental que seja realizado um estudo profundo da marca, seu público-alvo, preferências, personalidade e todas as relações possíveis entre pessoas e ritmos, dessa maneira a seleção do som perfeito se torna mais próximo e eficaz. Apesar de pouco utilizada no Brasil já conseguimos enxergar importantes marcas empregando em suas estratégias a ferramenta, como o Banco do Brasil, Intel, Nike e Motorola. Essa ferramenta é tão importante que segundo pesquisas uma marca pode perder até 28% de suas vendas com sons inapropriados ou ainda o rendimento de funcionários podem cair até 60% dependendo do impacto sonoro. Um exemplo que sempre gosto de citar é da jovem Chilli Beans que utiliza a musica agregada ao visual para maximizar o fluxo em seu PDV, quem passa pela porta de uma das lojas da rede pode ficar incomodado (se não for o target da marca) ou se entusiasmar (caso seja um fiel cliente), mas, uma coisa é certa, alterando o ditado popular, quem não gosta de musica bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé.


E a sua marca, já tem identidade musical?


@coelhofernando

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