Hoje é fundamental entender que o
processo de vendas é uma ação de mão dupla, e que precisa ser benéfico para as
duas partes: quem compra e quem vende.
Um vendedor profissional de
maneira alguma deve prostituir seu produto (ou serviço), para tanto é
necessário que este conheça o que está oferecendo, mas quando digo conhecer,
quero na verdade afirmar que ele precisa emergir no universo do seu produto.
O processo de emersão para
conhecimento profundo do produto é um trabalho que traz total segurança durante
a negociação, esse vendedor profissional deve conhecer exatamente tudo sobre o
que está ofertando: histórico do produto, mercado (ou mercados) onde atua, seus
principais diferenciais, seu share, os concorrentes, avaliação dos usuários e tudo mais que for
necessário, diante destas informações altamente relevantes ele consegue montar
um roteiro de argumentação e contra-argumentações que os auxiliará durante a
venda.
Quando o vendedor profissional
conhece o que vende, ele passa a vender a história do produto (e junto uma
carga de beneficio) e então torna o preço vulnerável.
Hoje o consumidor tem nas mãos
uma ferramenta muito forte: a internet. Os compradores estão se tornando também
profissional e antes de partirem para compra eles pesquisam sobre o produto, as
marcas, preço e tudo que fortaleça a negociação DELES. Foi-se o tempo que o
vendedor era o lado forte da relação cliente-vendedor.
Vendedor profissional deve
conhecer o produto profundamente para vender atributos e benefícios e não se
tornar refém dos descontos e preços.
@coelhofernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário