segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sua carreira, sua empresa!



Você já parou para ver como as pessoas se preocupam com as empresas para qual elas prestam serviço? Isso é bom? Sim, é excelente, mostra o comprometimento do colaborador para com a organização, mas uma coisa é fundamental dentro deste processo: dedique-se também a sua empresa pessoal – você.

Cada um de nós é uma marca própria, e assim como as empresas investem em inovação, precisamos nós também investir na construção do nosso desenvolvimento profissional, precisamos cada um elaborar um planejamento estratégico da nossa carreira e pensar onde estamos, onde queremos chegar e o que faremos para chegar lá.

Se você fosse montar hoje um plano de ação para sua carreira, acredito que os pontos listados a seguir colaborariam consideravelmente:

1º - estude bastante, esteja sempre tecnicamente preparado.

2º - engaje-se, engajar é se comprometer, então, envolva-se com seus sonhos e planos e faça de tudo para executa-lo de forma consciente.

3º inspire-se sempre. Busque renovar seu repertório ininterruptamente, leia tudo, escute tudo, converse sobre tudo e procure sempre o que é novo e relevante para sua empresa. Não se consegue resultados novos com informações (e atitudes) antigas.

4º esteja disponível – estar disponível significa estar aberto a novos projetos, novas pessoas, novos setores, sistemas, etc. Integre-se, envolva-se com departamentos diferentes do seu, dali pode surgir um contato, convite ou algo que lhe ajude mais lá na frente.

5º disciplina – se você quer chegar lá (e o lá só você sabe onde é) então se comprometa com seu plano, trabalhe com afinco e não desista jamais.

Por fim, creio que seja fundamental em qualquer plano não se prender ao sistema, precisamos ter em mente que, participamos do sistema mas não somos o sistema, o primeiro passo para inovação é olhar o todo  de fora para propormos alternativas para nós (e para a organização).

Boa sorte! Faça seu plano hoje!

@coelhofernando



2 comentários:

  1. Olá,

    Sou da assessoria de imprensa da NewAge Software, desenvolvedora da
    solução de gestão online Omie, voltada a pequenos e médios empresários.
    (www.omie.com.br)
    A companhia tem como causa defender e estimular o empreendedorismo no
    Brasil, e por acreditar que seu blog e você também atuam em prol dessa
    mesma causa, gostaria de iniciar um relacionamento que será pautado na
    troca de informações sobre esse segmento e assuntos relacionados.
    Inicialmente, queria presenteá-lo (a) com um pequeno brinde. Para tanto,
    você poderia nos fornecer seu endereço, por favor?
    Desde já, agradeço a confiança e me coloco à disposição para troca
    de ideias, sugestões de pautas, fornecimento de dados etc.
    Um abraço e Feliz 2013!

    Tatiana Vasques - (11) 99107-8923

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e inspirador e motivante esse texto você ta de parabéns meu amigo.

    ResponderExcluir