quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que não dizer na hora da venda


Apesar de ser um clichê dos mais batidos e passados, muitos vendedores (inclusive os que se dizem vendedores profissionais) cometem um erro mortal na hora da venda: o emprego de algumas palavras indesejadas.
 
Quem nunca presenciou ou foi “vitima” do vendedor extremamente íntimo ou daquele vendedor que insiste em ser mal educado? Está comprovado que durante a venda uma frase mal colocada pode afetar diretamente a negociação, é preciso tomar cuidado com a forma e o trato com o cliente, é ele que paga nosso salário. 

O vendedor despreparado (ou desesperado), durante o processo de venda pode preocupa-se mais com a venda em si do que com o cliente, o que é um suicídio. O foco da ação precisa ser o cliente, é fundamental entender o que levou aquele consumidor até seu PDV, investigar a necessidade real dele e inclusive suas necessidades ocultas. Existem várias situações em que um bom questionamento pode gerar compras que não estavam previstas, o contrário também ocorre quando o questionamento é impróprio ou inconveniente, frases do tipo “é só isso?”, “você não vai levar mais nada?”, “Dá uma força, por favor, preciso bater minha meta” e outras podem fazer com que o cliente não só aborte a venda, como também não volte mais á loja. 

É preciso sempre que o vendedor mantenha uma postura profissional diante dos clientes seja qual for o valor da compra ou o produto que irá adquirir. Os gestores devem também buscar sempre identificar esse tipo de situação e investir treinamento e conhecimento de técnicas constantes para suas equipes. 

Tanto vendedores quanto lideres comercial devem buscar ininterruptamente as boas práticas de vendas e não esquecer jamais que o foco de qualquer negócio é o cliente. 

@coelhofernando

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