Sempre digo em minhas aulas que pesquisa - seja ela qual for e em
qual nível estiver - nada mais é do que um processo (contínuo) de entendimento.
Quando buscamos compreender os aspectos que envolvem o nosso
negócio temos a possibilidade de desvendar e acompanhar o mercado e seus
atores. Mas o que seria esses atores? Os atores de mercado são todas as
variáveis que influenciam o andamento da marca: concorrência, sociedade,
consumidores, cultura economia e por aí vai.
Quando conseguimos entender o mercado, as tomadas de decisão se
tornam menos vulneráveis e a possibilidade de acerto é mais garantida.
É importante salientar que a pesquisa é sempre uma grande aliada
da gestão e quem a gere, precisa utilizá-la de maneira simples e objetiva, sem
fazer com que a torne longa e cansativa.
Somente grandes empresas com sistemas super sofisticados podem
utilizar a pesquisa? NÃO... As pequenas e médias empresas também podem utilizar
(de maneira mais simples é claro) a pesquisa de marketing.
Como posso fazer?
É simples, crie questionários para medir a satisfação dos seus
clientes, identifique os produtos que ele busca, por quais lojas ele já passou,
recolha dados como nome, telefone, e-mail (isso pode ajudar em ações futuras);
antes que os clientes deixem a sua loja, pergunte-os se eles poderiam colaborar
com você.
A pesquisa por mais básica que seja ela traz benefícios. Quando o
profissional de marketing conhece a importância da pesquisa (de mídia,
marketing ou mercado) e sabe analisar e usar as informações de maneira correta,
ele aperfeiçoa o esforço de marketing. O gestor de marketing que entende cada
dado, se torna um consumidor da informação e uma fonte valiosa de opinião. Em
um mercado movido a informação o profissional de comunicação e marketing
precisa entender o papel da pesquisa, assim como suas limitações e os pontos
fortes das informações geradas. Dessa maneira sua gestão se fortifica e seu
negócio ganha cada vez mais gás.
Pense nisso! Pequise! Entenda!
@coelhofernando
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