quarta-feira, 19 de junho de 2013

Você não tem o poder de decidir onde vai nascer, mas pode escolher para onde vai.




Quantas pessoas você conhece que pertencem a uma família de classe média, estudam em uma boa universidade, possuem carro próprio, costumeiramente viajam para alguma praia do nordeste durante o feriado, mas ainda assim reclamam da sua situação, seja emocional, situacional ou financeira?
Vou contar hoje a história de Eduardo Lyra, jornalista, autor do livro “Jovens Falcão”.
Eduardo nasceu em uma família muito pobre, logo quando saiu do hospital, sua mãe o levou para morar em um barraco na Cidade de Guarulhos, num bairro chamado Cumbica. Logo nos primeiros dias de vida um amigo da sua mãe perguntou o que ela desejaria ganhar, e como a mesma sabia que o gentil amigo trabalhava em uma fábrica, ela pediu um balde grande (estilo bacia), e foi este recipiente que serviu de berço durante nove meses para Eduardo. Além disso, quando ele cresceu, percebeu que no barraco ao lado do seu, morava um traficante e do outro um assassino, para completar ele possuía um pai alcoólatra, certo dia ele o encontrou em uma situação deplorável de dependência e transtorno, após socorrer o pai, ele naquele exato momento decidiu: “eu vou superar a pobreza, vou superar a miséria e nunca vou deixar nenhum tipo de droga tomar conta da minha vida, por que eu irei superar todos estes empecilhos e serei alguém de relevância na sociedade e mudar o histórico de miséria da minha família”
Durante sua palestra em um congresso no Rio de Janeiro, Eduardo deixou claro uma mensagem para todos os presentes: você não tem o poder de decidir onde vai nascer, mas tem total decisão sobre para onde vai (e o que será).
Defendo veementemente que somos empreendedores de nossas vidas e histórias, não podemos nos tornar reféns de falsas situações que acontecem em nosso cotidiano, muitas vezes nos limitando a aceitar que a vida é como é e ponto, isso é um dos piores erros que podemos cometer. A vida as vezes é dura e cruel sim, mas a decisão de evoluirmos e exclusiva nossa.
O caso do jornalista Eduardo é um exemplo claro de autoria de vida, ele tinha um objetivo na vida, uma decisão pessoal e isso fez toda diferença. E você? Qual seu objetivo? Quais suas dificuldades? Como você está convertendo seus problemas em oportunidades de evolução? Quais metas você traçou para sua história? Que tal refletir hoje?!!
Finalizo o post com uma “receita” básica compartilhada pelo próprio Eduardo para transformar a vida: não deixe as dificuldades morar dentro de você, abra as portas do seu coração para os sonhos grandes, a iniciativa, criatividade,  vontade de vencer na vida,  garra, ousadia, arrojo e uma palavra chamada entusiasmo (que no grego significa “Deus dentro de si”).
Seu projeto de vida só depende de você! Seja empreendedor da sua vida.
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário