segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Look Market com Ludimila Matos

 
Minha convidada deste Market Look é Jornalista, Produtora de Tv e Cinema, Professora Universitária, Mestre em Comunicação Social com ênfase em Cinema, Audiovisual e Imagem, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Especialista em Telejornalismo. 

Para Ludimila Matos, nosso mercado ainda precisa se profissionalizar bastante, contudo está acordando para as possibilidades de mercado e negócios, segundo ela tem gente nova - e muito boa - entrando no mercado de cabeça Aprecie sem moderação e boa leitura!  

Look Market com Ludimila Matos

Blog do Fernando Coelho: Você é jornalista, produtora, professora universitária e profissional de mercado, vive os dois lados da moeda: profissional e acadêmico. Ainda percebemos de maneira muito forte profissionais ocupando funções mercadológicas sem a devida formação. Na sua opinião, qual a importância hoje (e sempre) de aliar o conhecimento teórico e prático?

Ludimila: Eu costumo defender sempre que o conhecimento acadêmico é base de um profissional com referencial. As informações que adquirimos na academia se transformam em bagagem intelectual, e, falo sempre para os alunos, o background faz toda a diferença porque essa visão de mundo, mais ampla e mais embasada, nos faz desenvolver produtos de comunicação com outras preocupações e com um grau de exigência sobre nós mesmos para a execução de algum trabalho. Um exemplo que costumo utilizar sempre é que não adianta conhecer as ferramentas e não ter conteúdo para saber como aplicá-las. Em outras palavras, a academia forma profissionais com uma visão mais crítica e mais embasada. A importância desse diálogo é, na minha visão de profissional e acadêmica, conseguir desenvolver habilidades e sensibilidades dos profissionais de Comunicação. É imprescindível observar sempre a prática e como os referenciais teóricos podem beneficiá-la. Embora haja hoje um movimento muito forte da academia de mesclar prática e teoria já no ambiente da universidade. Temos alcançado resultados interessantes sob essa perspectiva.

Blog do Fernando Coelho: Como você enxerga hoje a produção de filmes publicitários em São Luís? Quais os pontos positivos e o que você acha que pode melhorar?
 
Ludimila: O crescimento do mercado publicitário sempre depende muito do desenvolvimento econômico local. São Luís tem experimentado um bom momento econômico que tem resultado em um cenário bastante positivo para a publicidade em geral, e para a produção de filmes publicitários também. Tenho observado que a partir da explosão de vídeos online, da tecnologia digital o empresário maranhense - que é muito tradicional - está se familiarizando com a linguagem audiovisual e acordando para as possibilidades e retornos que filme o publicitário pode trazer para os negócios.
 
A abertura do mercado traz um ponto muito positivo: a profissionalização. Os empresários das produtoras têm buscado se especializar mais e têm investido em equipamentos e estrutura. Muitos pontos, porém, ainda precisamos melhorar, e, para mim - vou "bater na mesma tecla" - é um mercado que ainda precisa se profissionalizar bastante. Durante muitos anos lidamos com o amadorismo em todas as áreas da Comunicação. Mas, percebo um movimento de mudança. Tem gente nova - e muito boa - entrando no mercado de cabeça. Gente especializada mesmo em produzir filmes publicitários. Uma hora essa mudança toda vai dar samba e teremos um mercado que corresponda aos modelos de produtoras do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Quem sabe não nos tornaremos até concorrentes? É o meu grande sonho ver São Luís inserida nesse circuito. Temos mão de obra se qualificando para isso. É possível. Espero ver esse sonho realizado. 

Blog do Fernando Coelho: O que inspira o seu trabalho e o que acaba com a sua inspiração? 

Ludimila: Eu vejo a inspiração como um mito. O que precisamos mesmo é de força de vontade para fazer acontecer. Inspiração é esperar ter a ideia certa, no momento certo, no ambiente certo. Na área da Comunicação em geral trabalhamos sempre com o imprevisto, com a cobrança do deadline, com o job de última hora. Inspiração é um luxo para as férias. Acredito mais em trabalho árduo. 
 
E, vejo o trabalho árduo com uma válvula que pode impulsionar o mercado publicitário de São Luís a se desenvolver. Acreditar que estamos colaborando para essa evolução de alguma forma, mesmo sendo um pontinho bem pequenininho no meio publicitário. Essa é válvula que me impulsiona.

Blog do Fernando Coelho: para quem deseja enveredar por esse mercado, quais as competências necessárias?

Ludimila: Timing, iniciativa, criatividade e auto-confiança (essa última tem que existir, mas não pode ser demais. Auto-confiança demais atrapalha e impede o desenvolvimento da pessoa e do profissional). Trocando em miúdos: é preciso ser "virado". Resolver as coisas. Gostar de conversar. E não pode, jamais, ter preguiça de qualquer coisa. Gostar de cinema e vídeo faz parte do background... as tais referências que mencionei lá em cima... Ajudam bastante.

Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu market look? Qual sua visão da vida, do mundo e do mercado?

Ludimila: Vou usar um clichè dos grandes. Mas, cada dia me convenço mais que é preciso fazer o que se gosta e buscar isso, por mais impossível que pareça. Assim você se desenvolve sem sentir. Se diverte. Tem sempre vontade de crescer, de aprender e, sente-se realizado todo santo dia.  

FAVOR DESCREVER ABAIXO SEU MINI-CURRÍCULO 

Professora Mestre em Comunicação Social, com ênfase em Cinema, Audiovisual e Imagem, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Telejornalismo pela UNESA-RJ. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Realiza pesquisa na área da imagem, audiovisual, cinema e estética. Experiência profissional em Produção Audiovisual, Fotografia de Eventos, Comunicação Estratégica e Televisão. Produtora Audiovisual na produtora de vídeo Centopéia Filmes desde 2009. Professora das disciplinas Fotografia em Publicidade, Produção para Cinema e TV, Arte Estética e Mídia e Redação II dos cursos de Publicidade de Propaganda e Jornalismo da Universidade CEUMA.
 

2 comentários:

  1. Fernando, obrigada pelo convite! Estou sempre à disposição! Um grande abraço e sucesso a cada dia no blog!

    ResponderExcluir