A grande sacada para a publicidade nos
próximos anos está no estreitamento de conhecer e entrar na vida do consumidor com
estratégiasque gerem a fidelidade. Essa é um pouco da visão do meu convidado
para este Market looh!
Aprecie sem moderação meu bate papo com Junior Arteiro - Publicitário,
Design Gráfico, Diretor de Arte e Especialista em Marketing e Comunicação.
Market Look com Junior Arteiro
Blog do Fernando Coelho: Direção de arte é arte? Como você vê aquele publicitário
que está mais preocupado com o prêmio que irá ganhar do que com o negócio do
cliente?
Junior: Eu comecei trabalhando na publicidade como diretor de arte, não
tem como um diretor de arte não ver seu trabalho como arte. Claro que quando
falo de arte estou me referindo a várias expressões
artísticas, que é algo pessoal que o artista quer mostrar. Na publicidade
também é assim, só que com o foco no produto e no consumidor. Ultimamente,
tenho trabalhado muito no campo do design, que é minha primeira formação, e até
às vezes mais que na publicidade, seja qual for o campo que estou atuando
aprecio sempre como uma obra de arte e se for minimalista, melhor ainda. Em
relação ao prêmio, nunca me preocupei em ganhá-lo. Isto é algo bem recente na
nossa cidade, pouco mais decinco anos pra cá. As agências estão cada vez mais
sendo premiadas com bons cases de sucesso. Preocupo-me mais com o cliente, com
a essência do que eu quero mostrar e vender e se estou dentro da linguagem do
público alvode forma clara e criativa. O profissional que foca em prêmios e
deixa o cliente em segundo plano, deve lembrar que o dinheiro que está sendo
investido não é dele, resulta às vezes até em uma campanha super criativa,
isolada, com apenas uma assinatura do produto, ou seja, o cliente está pagando
pra assinar aquela bela peça e que pouco transmite o seu produto. Por outro
lado, temos ótimas campanhas executadas por agências locais que estão sendo
reconhecidas por consequência de um ótimo trabalho que veem realizando, em que
seus clientes também ganham com o retorno das campanhas. O importante é focar
no cliente, conhecer seu produto ao fundo, o perfil de seu consumidor, seus
diferenciais, seus concorrentes,os pontos de contato, abastecer-se ao máximo de
informação para que as ideias fluam dentro do universo do público-alvo.
Informação nunca é demais. Uma ótima ideia sempre sai de um monte de ideias e o
prêmio será uma consequência.
Blog do Fernando Coelho: Qual o grande desafio da publicidade para os
próximos anos?
Junior: Eu vejo que a distância entre o produto e o consumidor está cada
vez mais próxima. As redes sociais deu uma acelerada nisso e o branding nunca
foi tão falado como atualmente. O desafio é o mesmo.Que diferencial você irá
ter se somente divulgar um produto em que o concorrente poderá fazer o mesmo?A
solução está no estreitamento de conhecer e entrar na vida do seu consumidor
como estratégia de fidelizá-lo. Somos abordados por milhares de propagandas
todos os dias e nossa mente tem um limite de atenção. Uma excelente ideia seja
numa peça publicitária ou em uma forma criativa de abordagem, faz uma diferença
no meio deste mar de informações, e ai entra o bom profissional publicitário
atualizado e ligado nas mudanças do mercado.
Blog do Fernando Coelho: Você possui alguma técnica ou hábito que o
influencia no momento da criação?
Junior: Eu sempre gostei de rascunhar e anotar ideias, ter cadernona
sala, no escritório, no carro e na minha mochila. Tenho até usado alguns
programas para capturar minhas ideias. Começo sempre anotando o óbvio, frases
aleatórias do universo que irei desenvolver, palavras chaves eperfis. Depois de
toda esta panorâmica, eu começo a procurar algo fora daquele universo, ou acho
alguma palavra chave inicial pouco abordada que posso desenvolver e criar novos
sentidos. Agora, isso pode ser frases ou um emaranhado de desenhos. Tudo isso
alimentado pelo levantamento do briefing, reunião com o cliente, funcionários, conhecendo
os pontos de contato, às vezes, até observandoo comportamento do consumidor
dentro de uma loja por algumas horas. O design
thinking me ajudou muito a organizar estas capturas, e tenho adaptado ao
meu jeito de criar.
Blog do Fernando Coelho: A direção de arte é uma das áreas
mais disputada e composta por excelentes profissionais. Qual sua dica pra quem
está começando agora e quer conquistar um espaço?
Junior: Dominar os programas gráficos já foi um diferencial, hoje, é
essencial. Ainternet está ai para
quem busca conhecimento, tutoriais e excelentes referências de profissionais no
mercado mundial. Estude um pouco de design
e suas estratégias de inovação. Cases de sucessos na publicidade. Busque formação
e especialização, se for estagiar, aproveite esta oportunidade e não fique só
olhando como se faz, tente fazer também, mesmo que a sua peça não seja
publicada.Aos poucos você vai receber confiança e responsabilidade, quando
menos esperar você é um profissional essencial para a equipe.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu market look? Qual sua visão em relação
ao mundo, a vida e ao mercado de marketing e comunicação?
Junior: Há a visão de que você acha que é; outra do que você realmente
é; e outra do que acham o que você é. Se você conseguir fazer estas três visões
ficarem iguais a aquilo que você planeja, parabéns!
MINI-CURRÍCULO:
Publicitário com MBA em
Marketing Estratégico e Comunicação; Design Gráfico e Diretor de Arte,
trabalhando na área de comunicação há mais de 10 anos nas principais agências
de São Luís;Especializações no pacote Adobe; Desenvolveu trabalhos em marketing care no hospital São Domingos,
UDI hospital e clínicas médicas.
Algumas das marcas que já
trabalhou: Alumar, Jornal O Imparcial, Cauê veículos, Dalcar veículos, Dalcar
Motos Suzuki, Extrafarma, Gabryella, Oi, Vivo, Tim, Claro, Sebrae, Gafisa,
Francisco Rocha imobiliária, Centro Educacional Upaon-Açu, Eletromil, Acalanto,
Litorânea Praia Hotel, 100% Video, Facema, Instituto Cárdio Vascular,
MapleBear, Governo do Maranhão, Prosema Bradesco, Instituto Geia e Outros.
Blogfólio:
www.juniorarteiro.blogspot.com
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