segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Market Look com Junior Arteiro

 
A grande sacada para a publicidade nos próximos anos está no estreitamento de conhecer e entrar na vida do consumidor com estratégiasque gerem a fidelidade. Essa é um pouco da visão do meu convidado para este Market looh!
Aprecie sem moderação meu bate papo com Junior Arteiro - Publicitário, Design Gráfico, Diretor de Arte e Especialista em Marketing e Comunicação.
Market Look com Junior Arteiro
Blog do Fernando Coelho: Direção de arte é arte? Como você vê aquele publicitário que está mais preocupado com o prêmio que irá ganhar do que com o negócio do cliente?
Junior: Eu comecei trabalhando na publicidade como diretor de arte, não tem como um diretor de arte não ver seu trabalho como arte. Claro que quando falo de arte estou me referindo a várias expressões artísticas, que é algo pessoal que o artista quer mostrar. Na publicidade também é assim, só que com o foco no produto e no consumidor. Ultimamente, tenho trabalhado muito no campo do design, que é minha primeira formação, e até às vezes mais que na publicidade, seja qual for o campo que estou atuando aprecio sempre como uma obra de arte e se for minimalista, melhor ainda. Em relação ao prêmio, nunca me preocupei em ganhá-lo. Isto é algo bem recente na nossa cidade, pouco mais decinco anos pra cá. As agências estão cada vez mais sendo premiadas com bons cases de sucesso. Preocupo-me mais com o cliente, com a essência do que eu quero mostrar e vender e se estou dentro da linguagem do público alvode forma clara e criativa. O profissional que foca em prêmios e deixa o cliente em segundo plano, deve lembrar que o dinheiro que está sendo investido não é dele, resulta às vezes até em uma campanha super criativa, isolada, com apenas uma assinatura do produto, ou seja, o cliente está pagando pra assinar aquela bela peça e que pouco transmite o seu produto. Por outro lado, temos ótimas campanhas executadas por agências locais que estão sendo reconhecidas por consequência de um ótimo trabalho que veem realizando, em que seus clientes também ganham com o retorno das campanhas. O importante é focar no cliente, conhecer seu produto ao fundo, o perfil de seu consumidor, seus diferenciais, seus concorrentes,os pontos de contato, abastecer-se ao máximo de informação para que as ideias fluam dentro do universo do público-alvo. Informação nunca é demais. Uma ótima ideia sempre sai de um monte de ideias e o prêmio será uma consequência.
 
Blog do Fernando Coelho: Qual o grande desafio da publicidade para os próximos anos?
Junior: Eu vejo que a distância entre o produto e o consumidor está cada vez mais próxima. As redes sociais deu uma acelerada nisso e o branding nunca foi tão falado como atualmente. O desafio é o mesmo.Que diferencial você irá ter se somente divulgar um produto em que o concorrente poderá fazer o mesmo?A solução está no estreitamento de conhecer e entrar na vida do seu consumidor como estratégia de fidelizá-lo. Somos abordados por milhares de propagandas todos os dias e nossa mente tem um limite de atenção. Uma excelente ideia seja numa peça publicitária ou em uma forma criativa de abordagem, faz uma diferença no meio deste mar de informações, e ai entra o bom profissional publicitário atualizado e ligado nas mudanças do mercado.
 
Blog do Fernando Coelho: Você possui alguma técnica ou hábito que o influencia no momento da criação?
Junior: Eu sempre gostei de rascunhar e anotar ideias, ter cadernona sala, no escritório, no carro e na minha mochila. Tenho até usado alguns programas para capturar minhas ideias. Começo sempre anotando o óbvio, frases aleatórias do universo que irei desenvolver, palavras chaves eperfis. Depois de toda esta panorâmica, eu começo a procurar algo fora daquele universo, ou acho alguma palavra chave inicial pouco abordada que posso desenvolver e criar novos sentidos. Agora, isso pode ser frases ou um emaranhado de desenhos. Tudo isso alimentado pelo levantamento do briefing, reunião com o cliente, funcionários, conhecendo os pontos de contato, às vezes, até observandoo comportamento do consumidor dentro de uma loja por algumas horas. O design thinking me ajudou muito a organizar estas capturas, e tenho adaptado ao meu jeito de criar.
 
Blog do Fernando Coelho:  A direção de arte é uma das áreas mais disputada e composta por excelentes profissionais. Qual sua dica pra quem está começando agora e quer conquistar um espaço?
Junior: Dominar os programas gráficos já foi um diferencial, hoje, é essencial. Ainternet está ai para quem busca conhecimento, tutoriais e excelentes referências de profissionais no mercado mundial. Estude um pouco de design e suas estratégias de inovação. Cases de sucessos na publicidade. Busque formação e especialização, se for estagiar, aproveite esta oportunidade e não fique só olhando como se faz, tente fazer também, mesmo que a sua peça não seja publicada.Aos poucos você vai receber confiança e responsabilidade, quando menos esperar você é um profissional essencial para a equipe.
 
Blog do Fernando Coelho:  Em uma frase, qual seu market look? Qual sua visão em relação ao mundo, a vida e ao mercado de marketing e comunicação?
Junior: Há a visão de que você acha que é; outra do que você realmente é; e outra do que acham o que você é. Se você conseguir fazer estas três visões ficarem iguais a aquilo que você planeja, parabéns!
 
MINI-CURRÍCULO:
Publicitário com MBA em Marketing Estratégico e Comunicação; Design Gráfico e Diretor de Arte, trabalhando na área de comunicação há mais de 10 anos nas principais agências de São Luís;Especializações no pacote Adobe; Desenvolveu trabalhos em marketing care no hospital São Domingos, UDI hospital e clínicas médicas.
Algumas das marcas que já trabalhou: Alumar, Jornal O Imparcial, Cauê veículos, Dalcar veículos, Dalcar Motos Suzuki, Extrafarma, Gabryella, Oi, Vivo, Tim, Claro, Sebrae, Gafisa, Francisco Rocha imobiliária, Centro Educacional Upaon-Açu, Eletromil, Acalanto, Litorânea Praia Hotel, 100% Video, Facema, Instituto Cárdio Vascular, MapleBear, Governo do Maranhão, Prosema Bradesco, Instituto Geia e Outros.
Blogfólio:
www.juniorarteiro.blogspot.com
 

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