terça-feira, 25 de março de 2014

Look Market com Luana Furtado

A comunicação está cada vez mais estratégica, trabalhar a imagem da marca é fator fundamental para diferenciar-se no mercado. Além da Publicidade e Propaganda, outra força de grande relevância no combate mercadológico é a Assessoria de Imprensa.

Para conversar comigo no Market Look, a convidada da vez é Luana Furtado, Jornalista, Especialista em Assessoria de Imprensa e Comunicação Organizacional e com mais de uma década de experiência.

Aprecie sem moderação!

Look Market com Luana Furtado

Blog do Fernando Coelho: em São Luís a prática da assessoria de imprensa é pouco aproveitada pelas empresas, qual a importância real dessa ferramenta para os negócios e desenvolvimento das organizações?

Luana: Dentro dos meus 12 anos de carreira, 6 foram dedicados à prática de Assessoria de Imprensa e de lá para cá tenho percebido um cenário bem favorável aos profissionais de comunicação, pois está se tornando cada vez mais estratégico incluir no organograma das empresas esta célula. Estratégico na tomada de decisões operacionais (referindo-se ao impacto no cliente), estratégico na gestão da imagem institucional, além, é claro, no próprio relacionamento com as mídias e comunicadores em prol da redução, ou mesmo minimizar efeitos negativos na opinião pública.

Blog do Fernando Coelho: hoje vejo a assessoria de imprensa ganhando cada vez mais aspectos estratégicos, podendo ser considerada inclusive como uma consultoria e não somente assessoria. Qual a grande tendência, na opinião de vocês, para os próximos anos?

Luana: Concordo com você Fernando. O fator estratégico tem sim mudado as características da “Assessoria” de Imprensa. No mercado onde as tendências convergem para um turbilhão de informações sendo lançadas nas mais diversas mídias e redes, se o trabalho não for estratégico ele tende a se perder, ou mesmo pulverizado. Os próximos anos buscam foco e qualidade das informações. Essas particularidades sem dúvida gerarão mais credibilidade e transparência, atributos intrínsecos de uma Assessoria ou, como você chamou, Consultoria de Imprensa.

Blog do Fernando Coelho: Com recursos limitados, pequenas e médias empresas podem fazer assessoria de imprensa?

Luana: Com certeza. O porte das empresas não limita ou impede o trabalho que uma Assessoria de Imprensa pode proporcionar em ganho para a Visão e imagem institucional.

Blog do Fernando Coelho: Quais as características fundamentais para quem deseja atuar na área?

Luana: Por experiência própria, acredito que faz muita diferença quando o profissional consegue permear outras áreas do mercado de comunicação. Trabalhar em TV, Rádio ou Impresso agrega muitas expertises para as competências a serem desenvolvidas dentro de uma Assessoria de Imprensa. Você passa a entender quem está do outro lado, as suas motivações, o time, o estilo, enfim, o profissional fica com um know how apurado.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase (ou em uma manchete) qual seu Market look d? Qual sua visão em relação ao mercado e a vida.

Luana: O mercado é híbrido. Assim como a vida, você se mistura e se transforma o tempo todo.

MINI-CURRÍCULO:

Luana Furtado é Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão e Pós graduada em Assessoria de Imprensa: instituições públicas, privadas e ONG’s com 12 anos de mercado. Trabalhou nas Gerências de Comunicação da Vale e SESC-MA. Foi produtora nas TV’s Difusora/SBT e Maranhense/BAND. Foi coordenadora do Núcleo de Comunicação no Conselho Regional de Odontologia do Maranhão e Professora de Práticas de Comunicação na Faculdade IMEC. Ingressou em 2008 na Companhia Energética do Maranhão - CEMAR no processo de Endomarketing, passando pela área de Relações com Públicos Estratégicos e  atualmente compõe a área Executiva da Assessoria de Imprensa da Companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário