segunda-feira, 17 de março de 2014

Você está extraindo o melhor da sua equipe?

Metas, resultados, foco, números... Quem trabalha ou trabalhou com varejo conhece bem esse vocabulário. O grande problema, na maioria das vezes, é que os lideres do varejo não possuem o preparo adequado para envolver suas equipes e extrair o melhor de cada membro.
Nizan Guanaes, conhecido publicitário brasileiro, tem uma frase que diz o seguinte: “tudo o que fica pronto na vida foi construído antes na alma.”. A partir desta frase podemos levantar as seguintes reflexões:
1.    Os gestores (ou lideres) do varejo estão envolvendo suas equipes em um propósito maior?
2.    As equipes entendem qual a missão das marcas para que trabalham?
3.    Os gestores ensinam suas equipes a vender não apenas um produto, mas o significado que aquele produto possuirá na vida do shoppers?
Percebemos que muitos vendedores (a maioria, inclusive) estão ali de passagem, não foram encantados pelo gestor, e ai, não tem como encantar os clientes. Essa é a realidade! Faça o teste, chegue a uma loja qualquer e sinta a emoção (ou falta de emoção) no atendimento dos vendedores, 90% da linha de frente do varejo chega ao trabalho já pensando na hora de sair. O resultado é lastimável: um péssimo atendimento.
Pela minha experiência no varejo, posso afirmar uma coisa, a equipe de atendimento e vendas é um reflexo do seu gestor. Equipes extraordinárias possuem gestores igualmente extraordinários, gestores que pensam no cliente e nas suas necessidades; gestores que acreditam nas pessoas e na importância que cada um tem (seja colaborador ou cliente).
Algo tenho certeza em minha vida, somos todos extraordinários e tudo o que precisamos é aprender a manifestar essa qualidade no mundo. É papel do líder corroborar com essa manifestação.
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Pós-graduando MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica.

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