segunda-feira, 7 de abril de 2014

Inovar agora e rápido

Todas as organizações (ou quase todas) já entendem que para sobreviver e se diferenciar no mercado é necessário inovar. A grande chave para inovação está ligada ao empreendedorismo, ou seja, é preciso observar os cenários, encontrar a(s) oportunidade(s) e agir de maneira veloz.
Quantas vezes não paramos e ponderamos: - “por que não pensei nisso antes?”.
Mas o que seria inovação?
Inovação é algo novo ou reconfigurado, pode ser um processo, produto ou serviço que consegue alterar a vida das pessoas de maneira positiva e gerar valor no ambiente onde está inserido. O tamanho da inovação está intimamente ligado à dimensão do impacto desta mudança. É algo que ocorre dentro das organizações, porém gera uma mudança também social.
O grande ponto, contudo, que quero abordar neste artigo é que muitas empresas, gestores e liderados, não estão preparados para inovar, tudo por causa do medo de errar, protelando assim a possibilidade de diferenciar-se no mercado.
Sempre que uma ideia surge, a tendência é que as organizações discutam profundamente as mais variadas possibilidades, consumindo um enorme tempo e às vezes (muitas das vezes) perdendo uma grande chance.  
Lauren Demar, Executivo da Ipsos, diz que “não precisamos tomar decisões perfeitas, precisamos, sim, tomar boas decisões de maneira mais rápida”.
O que Demar quer dizer com essa frase, é que precisamos ser mais ágeis nos processos de decisões, o que não implica afirmar que seremos arbitrários em nossas atitudes empresariais, mas, que protelar uma decisão pode nos fazer perder o time e a possibilidade de gerar a tão sonhada exclusividade e lucratividade no mercado.
Seja em um processo pequeno ou mais complexo, não tenha medo de errar, analise os pontos de maneira rápida e assertiva, em 90% dos casos você estará com uma grande possibilidade de fazer a diferença no mercado.

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário