terça-feira, 22 de abril de 2014

E quando eu sou o problema?



Você já parou para refletir como anda sua relação com seus colegas de trabalho? Caso esteja boa, parabéns, mas, se o contrário for verdadeiro, reflita! O problema pode estar em você.
Uma tática para você identificar se anda com um padrão relacional desviado do modelo de mercado, é começar a analisar seu comportamento. Abaixo listei alguns pontos que devem ser levados em consideração:
As pessoas não entendem o que você diz – se corriqueiramente as pessoas efetuam uma demanda diferente daquilo que foi solicitado, é possível que a sua comunicação não esteja sendo clara.
Uma solução para isso, é você sempre solicitar feedback do que foi dito. Se você é gestor, peça isso ao seu liderado; caso seja operacional, pergunte ao colega mais próximo se sua solicitação está clara.
As pessoas não estão felizes ao seu lado – essa situação é mais comum no caso de gestores, contudo, é possível enxergar este cenário em pessoas que atuam também no operacional. Se sua equipe não está satisfeita, algumas perguntas são bem vindas: Você não promove funcionários? Faz anos que você não oferece um aumento? Você limita os aumentos de salário a 5%? Você responde a feedback negativo punindo as pessoas? Você não valoriza as conquistas de seus profissionais? Reflita sobre cada um destes pontos e veja onde é possível melhorar!
Uso errado da tecnologia – as redes sociais digitais não são o melhor ambiente para lavar roupa suja. Se sua equipe não responde aos seus pedidos, ou está insatisfeita com você, nada de piadas digitais. Isso só colaborará para crescer a antipatia e arranhar sua imagem. O mais correto é conduzir a situação dentro de casa e de maneira coerente.
Suas opiniões sempre são contestadas – mais um ponto de alerta. Analise a coerência de seus posicionamentos, reflita coletivamente, e se não resolver, peça ajuda! Às vezes a solução pode ser clarificada por alguém mais experiente ou até mesmo um coach.
Não somos super profissionais a ponto de nos tornarmos independentes totalitários. Sempre vamos precisar da colaboração da equipe ou colegas.
Gosto muito do ditado “ninguém sabe tudo, todo mundo sabe alguma coisa e juntos sabemos mais”.

Reflita sobre isso e sucesso!

@coelhoferando
Publicitário, Especialista em Administração Estratégica, Pós-graduando MBA em Marketing. Profissional de Marketing na Companhia Energética do Maranhão - CEMAR e Professor dos Cursos de Administração, Jornalismo e Publicidade na Faculdade Estácio de São Luís.



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