terça-feira, 9 de setembro de 2014

Market Look com Felipe Mussalém

Como sempre digo, você nunca verá um computador inovando se não tiver intervenção humana. O maior capital de qualquer organização é o capital humano, e hoje, mais do que nunca, é fundamental que os lideres saibam extrair o melhor de suas equipes. Para falar um pouco sobre gestão de pessoas e coaching, convidei o Master Coach e Analista SixSeconds de Inteligência Emocional, Felipe Mussalém.
Confira nosso bate papo!
Market Look com Felipe Mussalém
Blog do Fernando Coelho: Vamos iniciar falando sobre gestão de pessoas! Costumo sempre dizer que, de nada adianta uma empresa bem estruturada fisicamente, com bons produtos e excelente comunicação se as pessoas não estiverem bem. Os lideres atuais entendem de fato essa primícia?
Felipe: Fernando, confesso que não conheço uma empresa que não valorize as pessoas e que esteja tão bem, desse jeito que você fala (rsrs). Resultados extarordinários só são possíveis com pessoas extraordinárias". Um amigo me disse isso uma vez e sigo como regra na minha vida empresarial e também como treinador de pessoas. Somente as pessoas são capazes de alcançar resultados. E as empresas já acordaram sim para isso, não a toa que programas de qualificação são implementados a todo momento nos mais diferentes tipos de empresa. Aquelas que, por ventura, não investirem em seus funcionários irão perder a pessoa, pois pra quem é bom, existe um monte de oportunidades.
Blog do Fernando Coelho: Qual o grande desafio das organizações no que se refere às pessoas, sobretudo em um cenário onde as gerações se misturam?
Felipe: Unir a experiência dos mais velhos às inovações dos mais novos. Não existe receita de bolo, porém, aquela empresa que souber inovar sem perder a essência irá se destacar diante das outras.
Blog do Fernando Coelho: Você é profissional coach, como um líder pode utilizar o coaching ao seu favor no desenvolvimento da equipe?
Felipe: A essência do trabalho de um coach é potencializar um recurso. Ou seja, é fazer do seu cliente ser tão "potente" que nada o tira do foco. Isso tudo só é possível se esse cliente se conhece mais e acredita no seu potencial realizador. Pegamos essa essência e levamos para a liderança, onde o líder que souber identificar esse recurso em seu liderado, ele poderá obter resultados fantásticos de performance. Um líder deve ser capaz de fazer com que o seu liderado sonhe muito e dê o melhor de si para realizar.
Blog do Fernando Coelho: Em que momento o coaching é necessário para a carreira?
Felipe: A todo o momento (rsrs). Para a definição da carreira é fundamental, contudo, uma vez que a carreira está em desenvolvimento, um coach tem a habilidade de fazer com que seu cliente explore ao máximo suas habilidades para que essa carreira seja brilhante. Vale a pena falar aqui, que o coach também explora fraquezas. Fazendo com que elas estejam sempre no controle.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu Market Look? Qual seu olhar do mundo, da vida, mercado e pessoas?
Felipe: Sou um acreditador nato de pessoas. Acredito que todo mundo é capaz, até que essa própria pessoa me prove o contrário.
MINI-CURRÍCULO:
Master Coach certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach Integral e Practitioner em Programação Neuro Linguística pelo International Associations of Coaching  Institutes - ICI, Coach Evolutivo formado pelo InCoaching -  Instituto Internacional de Coaching e Líder Coach certificado pela Corporate Coach U (USA). Também é Analista DISC® e Analista SixSeconds® de Inteligência Emocional qualificado pelo Inscape Publishing - USA e processado pelo Centro Hoffman da Quadrinidade – SP. Formado em Administração de Empresas e em Pedagogia e Pós Graduado MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Há 14 anos é Diretor Administrativo do Grupo Educacional Santa Fé. É professor titular da disciplina de Empreendedorismo nos cursos de MBA da Escola de Negócios Excellence - ENE. Ex-Presidente da Associação de Jovens Empresários do Maranhão, AJE-MA. Proprietário da Felipe Mussalém Coaching para Alta Performance, em São luis – MA.

2 comentários:

  1. Espero contribuir às pessoas com essas breves palavras. Obrigado Fernando pela oportunidade. Abs,

    ResponderExcluir
  2. Ajudou bastante. Devemos sempre está atentos quanto ao desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida, pois todo dia há algo diferente para observar, entender e superar. A Motivação é chave essêncial para o sucesso.
    Como comentado, é dificil observar uma empresa que não investe e acompanha sua equipe ter grandes resultados no decorrer dos anos.

    Mayke T. Melo
    Graduando em Comunicação Social
    Publicidade e Propaganda
    maykemelo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir