segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Um pouco sobre marketing de experiência

Na última semana tive a grata surpresa de ser convidado pela Coca Cola Brasil para visitar a Fábrica da Felicidade localizada em Recife – PE. Entre os convidados estavam profissionais de responsabilidade social, blogueiros e professores de marketing dos estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia e Ceará.
O evento teve inicio as 11h30 da manhã com um almoço servido a base de coca-cola sob o comando do Chef Armando Pugliesi no restaurante Hotspot. No cardápio nos deliciamos com pratos como salada de folhas, cenoura e parmesão com espuma de Coca-Cola, rosbife ao molho de Coca-Cola , salmão ao teriyaki de Coca-Cola , arroz de Coca-Cola e para finalizar, de sobremesa, Chocolate e Coca-Cola cake.
Após o almoço, todos os presentes assistiram a uma palestra do Médico do esporte e Coordenador do Agita SP, Dr. Victor Matsudo, que apresentou alguns índices e procedimentos que podem nos levar a uma vida mais ativa e segura.
Para finalizar o dia, seguimos rumo a então esperada Fábrica da Felicidade, onde conhecemos a história da marca deste a criação do xarope de cola até os dias de hoje. Detalhe: não podíamos tirar foto.
Em um ambiente lúdico e inesperado nos deparamos com um bar estilo anos 50 – com direito a quadro falante, entramos em um cofre onde dentro funcionava o laboratório secreto com direito a acesso via túnel subterrâneo, onde então, descobrimos a fórmula mágica: QUALIDADE DOS PROCESSOS,  FELICIDADE E POSITIVIDADE.
Um momento mágico e simples ao mesmo tempo! Mas o que chamou bastante minha atenção, foi o esforço da marca em gerir sua imagem com processos de relacionamento, branding e criação de significados. Talvez isso explique por que a Coca-Cola seja uma das marcas mais valiosas do mundo, valendo mais de UU$ 79 bi, segundo a Interbrand.
A dica que deixo aqui para pequenas, médias e grandes empresas são 3:
Invista em branding: Crie um posicionamento de marca carregado de atributos que balize todo o seu modelo de gestão.
Crie experiências com o seu consumidor: coloque sua marca em um patamar mágico. Crie momentos memoráveis de conexão que faça seu consumidor lembrar sempre da sua marca.
E por fim, Relacione-se: antes de pensar em vender, procure conhecer o cliente através dos seus gestos, comportamento, atitude e, principalmente, das suas necessidades. Isso facilita o processo de fidelização.
Essas são minhas dicas dessa semana! Sucesso!
@coelhofernando



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