segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O que podemos esperar da publicidade na internet?

As marcas não podem mais perder tempo – elas precisam conectar os seus negócios com o universo digital.

Já falei aqui diversas vezes que o consumidor tornou-se cibrido, mobile e hiperconectados, seus costumes e hábitos mudaram, e hoje o digital faz parte da rotina de muita gente.
Segundo o Ibope, 38% dos brasileiros acessam a internet diariamente e 87% dos internautas brasileiros entram na internet pelo menos uma vez por semana. Até 2015, o Brasil deve ser o 4º país mais conectado do mundo, ultrapassando o Japão. E como tirar proveito de tudo isso nos negócios e na publicidade?

Na semana passada, Randall Rothenberg, CEO do Interactive Advertising, conversou com jornalistas num encontro realizado na sede do IAB Brasil, em São Paulo e dentre os principais assuntos abordados estavam a criatividade no digital, o mobile marketing e a mídia programática.

Criatividade no digital: não podemos pensar em publicidade digital de forma tradicional. Não se pode ir na onda do ctrl c + ctrl v. O universo digital tem sua linguagem e tom próprio. É preciso compreender como funciona cada plataforma e como seus consumidores se comportam em cada mídia. A nentnografia é uma ótima ferramenta para nos ajudar neste quesito.

Mobile marketing: o mobile é a área que cresce mais cresce no digital. O consumidor possui um alto grau de intimidade com seus aparelhos moveis. Programas de fidelidade, relacionamento, informativos, descontos, promoções, campanhas interativas, são algumas das possibilidades de marketing para essa mídia.

Mídia programática: essa é a grande novidade do momento, é possível comprar mídia digital de forma automática e direcionada ao público-alvo certo. A mídia programática se trata de compra de espaços publicitários na internet por meio de software: o foco deixa de ser o veiculo e passa a ser a busca pelo usuário independente de onde ele está navegando. A entrega do banner só será concluída no site onde o usuário está navegando, sendo possível desenhar uma campanha com base na verba do cliente, independente do budget. Programmatic media buying nada mais é que o processo de automação de compra e venda de mídia. Do mesmo modo que você compra seu pacote turístico ou transaciona ações na bolsa. No Brasil os anúncios são vendidos via DoubleClick Bid Manager, sistema de real time do Google.

Entender o universo digital é cada dia mais uma obrigação dos profissionais da área que desejam fazer a diferença para as marcas que prestam serviço. Fique atento, conecte-se!!!


@coelhofernando

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