Meu
convidado deste Market Look é Publicitário, já passou pelas principais agências
de propaganda de São Luis e recentemente concluiu o Curso Criação Publicitária
pela Escola de Criatividade Cuca, em São Paulo.
Conversei
com Dermeson Meireles sobre varejo,
criatividade, designers experience e outras coisitas. Confira!
Market
Look com Dermeson Meireles
Blog
do Fernando: Ainda é possível vender sem se preocupar com a experiência do
consumidor? Qual o grande erro dos varejistas hoje?
Dermerson: Possível ainda
é. Mas óbvio que não é o ideal. É fácil ver por aí marcas que mesmo não
possuindo uma conexão emocional forte com seus consumidores, ainda sim vendem
bastante. O consumidor ainda é muito sensível a preço e isso influencia sua
decisão de compra, principalmente no PDV. Quando esse comportamento de consumo
mudar, essas marcas que fidelizam seus clientes apenas pelo preço - grande erro
dos varejistas - precisarão mudar também, investindo assim em experiência de
venda e pós-venda, por exemplo.
Blog do Fernando: A Hyper Island, escola de
negócios criativa, divulgou este mês o resultado de uma pesquisa que indica uma
escassez de designers com habilidades em experience.
Olhando para a propaganda, em sua opinião, falta por parte dos Publicitários,
um olhar sensível e real com foco no consumidor e suas experiências?
Dermerson: Acredito que
não. Pelo contrário. Vejo que hoje os publicitários são os profissionais que mais
vêm se preocupando com a experiência do consumidor. Estamos num momento onde os
publicitários participam diretamente das estratégias de negócios dos seus
clientes. Estamos até co-criando e desenvolvendo produtos e serviços junto ao
cliente. Skol é um caso espetacular disso. A ideia do ovo da páscoa de cerveja
veio da agência. Virou um produto que a Skol comercializou. Isso é experiência
de marca. E como disse, veio de publicitários.
Blog
do Fernando Coelho: Um briefing bem escrito colabora bastante para iluminar a
criatividade de D.A’s e Redatores. O que é fundamental conter no brief para inspirar a equipe de Criação?
Dermerson: Não diria
inspirar. Mas um briefing profissional é crucial para guiar os criativos envolvidos nele pelo caminho certo. Para mim, um bom briefing, mesmo que seja
curto, só com uma linha, é aquele que não tem ruído. Deixa claro por que está
ali na sua mesa. Qual o problema real que precisa ser resolvido. Então acredito
que a clareza das informações é fundamental.
Blog
do Fernando: Você fez um curso pela CUCA Escola de Criatividade. Quais as
principais lições aprendidas?
Dermerson: Que não existem
fórmulas, nem atalhos. É trabalho duro mesmo. Sentar e fazer. E acima de tudo,
buscar sempre uma big idea,
independente do formato ou da mídia que você tem à sua disposição. Hoje
competimos com séries de TV, filmes, redes sociais, vídeos do YouTube, shows e uma infinidade de entretenimento que surgem todos os dias.
Se nossa ideia não for tão “ducaralho” e interessante quanto essas coisas,
seremos mais um incomodo na vida das pessoas.
Blog
do Fernando: Em uma frase, qual seu Market Look? Qual sua visão de vida e
mercado?
Dermerson: “Realize. Não
release.” Essa é uma das filosofias da Almap e reflete bem o que ainda se vê
hoje: gente que mais fala do que faz.
BIO:
Bacharel em Publicidade pela Faculdade São Luís. Já atuou como
redator nas principais agências de São Luís como AG10, Mallmann Marketing e
Grupo Phocus. Recentemente concluiu o curso de Criação Publicitária pela Escola
Cuca em São Paulo. Já ministrou oficinas de Criação em eventos de comunicação e
é colaborador do site de referências criativas Portfolio Lovers (www.portfoliolovers.com.br) onde escreve
semanalmente sobre comunicação, arte, ilustração, design, arquitetura e uma
cambada de outras coisas legais.
Um Marketing Look pessoal bem descontraido, gostei!
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