segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Market Look com Dermeson Meireles


Meu convidado deste Market Look é Publicitário, já passou pelas principais agências de propaganda de São Luis e recentemente concluiu o Curso Criação Publicitária pela Escola de Criatividade Cuca, em São Paulo.

Conversei com Dermeson Meireles sobre varejo, criatividade, designers experience e outras coisitas. Confira!

Market Look com Dermeson Meireles

Blog do Fernando: Ainda é possível vender sem se preocupar com a experiência do consumidor? Qual o grande erro dos varejistas hoje?


Dermerson: Possível ainda é. Mas óbvio que não é o ideal. É fácil ver por aí marcas que mesmo não possuindo uma conexão emocional forte com seus consumidores, ainda sim vendem bastante. O consumidor ainda é muito sensível a preço e isso influencia sua decisão de compra, principalmente no PDV. Quando esse comportamento de consumo mudar, essas marcas que fidelizam seus clientes apenas pelo preço - grande erro dos varejistas - precisarão mudar também, investindo assim em experiência de venda e pós-venda, por exemplo.

Blog do Fernando: A Hyper Island, escola de negócios criativa, divulgou este mês o resultado de uma pesquisa que indica uma escassez de designers com habilidades em experience. Olhando para a propaganda, em sua opinião, falta por parte dos Publicitários, um olhar sensível e real com foco no consumidor e suas experiências?

Dermerson: Acredito que não. Pelo contrário. Vejo que hoje os publicitários são os profissionais que mais vêm se preocupando com a experiência do consumidor. Estamos num momento onde os publicitários participam diretamente das estratégias de negócios dos seus clientes. Estamos até co-criando e desenvolvendo produtos e serviços junto ao cliente. Skol é um caso espetacular disso. A ideia do ovo da páscoa de cerveja veio da agência. Virou um produto que a Skol comercializou. Isso é experiência de marca. E como disse, veio de publicitários.

Blog do Fernando Coelho: Um briefing bem escrito colabora bastante para iluminar a criatividade de D.A’s e Redatores. O que é fundamental conter no brief para inspirar a equipe de Criação?

Dermerson: Não diria inspirar. Mas um briefing profissional é crucial para guiar os criativos envolvidos nele pelo caminho certo. Para mim, um bom briefing, mesmo que seja curto, só com uma linha, é aquele que não tem ruído. Deixa claro por que está ali na sua mesa. Qual o problema real que precisa ser resolvido. Então acredito que a clareza das informações é fundamental.

Blog do Fernando: Você fez um curso pela CUCA Escola de Criatividade. Quais as principais lições aprendidas?

Dermerson: Que não existem fórmulas, nem atalhos. É trabalho duro mesmo. Sentar e fazer. E acima de tudo, buscar sempre uma big idea, independente do formato ou da mídia que você tem à sua disposição. Hoje competimos com séries de TV, filmes, redes sociais, vídeos do YouTube, shows e uma infinidade de entretenimento que surgem todos os dias. Se nossa ideia não for tão “ducaralho” e interessante quanto essas coisas, seremos mais um incomodo na vida das pessoas.

Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu Market Look? Qual sua visão de vida e mercado?

Dermerson: “Realize. Não release.” Essa é uma das filosofias da Almap e reflete bem o que ainda se vê hoje: gente que mais fala do que faz.

BIO:

Bacharel em Publicidade pela Faculdade São Luís. Já atuou como redator nas principais agências de São Luís como AG10, Mallmann Marketing e Grupo Phocus. Recentemente concluiu o curso de Criação Publicitária pela Escola Cuca em São Paulo. Já ministrou oficinas de Criação em eventos de comunicação e é colaborador do site de referências criativas Portfolio Lovers (www.portfoliolovers.com.br) onde escreve semanalmente sobre comunicação, arte, ilustração, design, arquitetura e uma cambada de outras coisas legais.

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