Estar
próximos dos seus consumidores – essa deve ser a missão da sua marca. Não
importa se de forma on, off ou no media, é necessário encantar o consumidor.
Para falar um pouco sobre comunicação 360º, criatividade e digital, convidei
Marcelo Gorodicht
Market Look
com Marcelo Gorodicht
Blog do Fernando Coelho: Você
trabalha com comunicação 360º e dentro de seu escopo promocional, a ferramenta
evento é fortemente utilizada. O consumidor quer experiências diferentes com a
marca. Qual o grande beneficio conseguido com esse tipo de ferramenta?
Marcelo: Procuramos
aqui na X-Tudo, fazer com que nossos clientes estejam próximos do seu
consumidor, em todos os pontos de contato. Dentro disso, a ferramenta promoção,
funciona com grande eficácia, pois é a oportunidade de estar em contato
absolutamente direta com o target. E
isso das mais diversas formas: pode ser através da degustação, através de
abordagens pessoais, concursos, etc.
Blog do Fernando Coelho: Você
atende clientes como Claro, Vivo e Rio Music. Qual seu maior desafio em criar
experiências reais para os consumidores dessas marcas?
Marcelo: O
maior desafio é sempre o criativo. Como fazer essas marcas chegarem ao
consumidor de forma mais eficiente e com maior recall. O consumidor é bombardeado diariamente por uma quantidade
absurda de informações e mensagens publicitárias diariamente. Ganha
esse jogo, a marca que conseguir reter sua mensagem na mente do consumidor (awareness). E essa possiblidade aumenta
quanto melhor ou mais interessante for à mensagem. Ou seja, pode-se utilizar a
disciplina ou a técnica que for, que no final das contas, a mais eficiente
acaba sendo a mais criativa e pertinente.
Blog do Fernando Coelho: Sua
agência atua também com as plataformas digitais. Em sua opinião, em qual
aspecto o mercado precisa evoluir quando ainda se fala em marketing digital?
Marcelo: Em
muitos. A verdade é que a comunicação publicitária passa por uma revolução só
comparável a chegada da televisão no final dos anos 50/início dos anos 60.
Então , por mais rápido que a tecnologia chegue , mude e transforme a vida das
pessoas, leva um tempo para que o mercado se adapte. Entenda-se por mercado,
clientes, agências e veículos. No caso das agências mais especificamente que é
onde me enquadro, é preciso que haja, e isso já está acontecendo, a
integração entre as plataformas on e off, com as estruturas de on line funcionando em sintonia
com o restante da agência. O que estou querendo dizer é que em algum momento,
vão deixar de existir agências off e on como organismos separados e
independentes. Por que no final das contas, o objetivo é o mesmo: construir
marcas, vender, etc. Ou seja, fazer propaganda é e sempre será fazer
propaganda. Seja on ou off. Claro que as agências cabe adquirir
conhecimento para isso. E aos clientes, cabe enxergar valor na comunicação on
line, pra remunerar as agências por esse trabalho. Isso tem sido uma grande
dificuldade. Mas em mais algum tempo, tudo deverá estar funcionando bem.
Blog do Fernando Coelho: Hoje
fala-se em co-criação no trabalho criativo. Você utiliza ou já utilizou o
crowdsourcing em suas estratégias de comunicação? Tem um case legal que possa
compartilhar conosco?
Marcelo: Ainda
não utilizamos aqui na X-Tudo. Mas nada temos contra, pois consideramos
que ninguém é soberano em termos de ter boas ideias e estas podem vir de onde
menos se espera. Frequentemente realizamos braintorms com todas as áreas da
agência pra discutir planejamento e criação de campanhas. Mas ainda não fizemos
organizadamente um processo criativo através de crowdsourcing abrindo para fora
da X-Tudo. Mas quem sabe em algum momento a gente chegue lá. Por isso, fico
devendo o case…rs.
Blog do Fernando Coelho: Para
finalizarmos, em uma frase, qual seu Market look? Qual sua visão da vida e
mercado?
Marcelo: O mundo é mais que um
grande comercial de 30”, portanto, abra a sua mente para novas oportunidades,
plataformas e ideias, de forma a manter-se atualizado para o mercado e para a
vida.
MINI BIO DE MARCELO GORODICHT:
34 anos trabalhando em agência de propaganda. Passagens por agências
como Casa da Criação, Cult e Agnelo Pacheco. Foi eleito Publicitário do Ano em
três ocasiões. Atendeu cientes como Brahma, Toyota, Ponto Frio, Banco do Brasil
e Governo do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor Geral da X-Tudo Comunicação
no RJ.
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