terça-feira, 14 de abril de 2015

Market Look com Marcelo Gorodicht

Estar próximos dos seus consumidores – essa deve ser a missão da sua marca. Não importa se de forma on, off ou no media, é necessário encantar o consumidor. Para falar um pouco sobre comunicação 360º, criatividade e digital, convidei Marcelo Gorodicht

Market Look com Marcelo Gorodicht

Blog do Fernando Coelho: Você trabalha com comunicação 360º e dentro de seu escopo promocional, a ferramenta evento é fortemente utilizada. O consumidor quer experiências diferentes com a marca. Qual o grande beneficio conseguido com esse tipo de ferramenta? 

Marcelo: Procuramos aqui na X-Tudo, fazer com que nossos clientes estejam próximos do seu consumidor, em todos os pontos de contato. Dentro disso, a ferramenta promoção, funciona com grande eficácia, pois é a oportunidade de estar em contato absolutamente direta com o target. E isso das mais diversas formas: pode ser através da degustação, através de abordagens pessoais, concursos, etc. 

Blog do Fernando Coelho: Você atende clientes como Claro, Vivo e Rio Music. Qual seu maior desafio em criar experiências reais para os consumidores dessas marcas?

Marcelo: O maior desafio é sempre o criativo. Como fazer essas marcas chegarem ao consumidor de forma mais eficiente e com maior recall. O consumidor é bombardeado diariamente por uma quantidade absurda de  informações e mensagens publicitárias  diariamente. Ganha esse jogo, a marca que conseguir reter sua mensagem na mente do consumidor (awareness). E essa possiblidade aumenta quanto melhor ou mais interessante for à mensagem. Ou seja, pode-se utilizar a disciplina ou a técnica que for, que no final das contas, a mais eficiente acaba sendo a mais criativa e pertinente.

Blog do Fernando Coelho: Sua agência atua também com as plataformas digitais. Em sua opinião, em qual aspecto o mercado precisa evoluir quando ainda se fala em marketing digital?

Marcelo: Em muitos. A verdade é que a comunicação publicitária passa por uma revolução só comparável a chegada da televisão no final dos anos 50/início dos anos 60. Então , por mais rápido que a tecnologia chegue , mude e transforme a vida das pessoas, leva um tempo para que o mercado se adapte. Entenda-se por mercado, clientes, agências e veículos. No caso das agências mais especificamente que é onde me enquadro, é preciso que haja, e isso já está acontecendo, a integração entre as plataformas on e off, com as estruturas de on line  funcionando em sintonia com o restante da agência. O que estou querendo dizer é que em algum momento, vão deixar de existir agências off e on como organismos separados e independentes. Por que no final das contas, o objetivo é o mesmo: construir marcas, vender, etc. Ou seja, fazer propaganda é e sempre será fazer propaganda. Seja on ou off.  Claro que as agências cabe adquirir conhecimento para isso. E aos clientes, cabe enxergar valor na comunicação on line, pra remunerar as agências por esse trabalho. Isso tem sido uma grande dificuldade. Mas em mais algum tempo, tudo deverá estar funcionando bem.


Blog do Fernando Coelho: Hoje fala-se em co-criação no trabalho criativo. Você utiliza ou já utilizou o crowdsourcing em suas estratégias de comunicação? Tem um case legal que possa compartilhar conosco?  

Marcelo: Ainda não utilizamos aqui na X-Tudo. Mas  nada temos contra, pois consideramos que ninguém é soberano em termos de ter boas ideias e estas podem vir de onde menos se espera. Frequentemente realizamos braintorms com todas as áreas da agência pra discutir planejamento e criação de campanhas. Mas ainda não fizemos organizadamente um processo criativo através de crowdsourcing abrindo para fora da X-Tudo. Mas quem sabe em algum momento a gente chegue lá. Por isso, fico devendo o case…rs.


Blog do Fernando Coelho: Para finalizarmos, em uma frase, qual seu Market look? Qual sua visão da vida e mercado?

Marcelo: O mundo é mais que um grande comercial de 30”, portanto, abra a sua mente para novas oportunidades, plataformas e ideias, de forma a manter-se atualizado para o mercado e para a vida.

MINI BIO DE MARCELO GORODICHT:

34 anos trabalhando em agência de propaganda. Passagens por agências como Casa da Criação, Cult e Agnelo Pacheco. Foi eleito Publicitário do Ano em três ocasiões. Atendeu cientes como Brahma, Toyota, Ponto Frio, Banco do Brasil e Governo do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor Geral da X-Tudo Comunicação no RJ.



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