Sempre digo que vivemos na
era da colaboração. Para nos mostrar que essa realidade é concreta no mercado,
convidei o Publicitário, Ator e Cineasta, Marauê Carneiro, para falar um pouco
sobre crowdsourcing voltado aos negócios.
Marauê é idealizador e
Diretor Comercial da Kaxola.com. Confira nosso bate papo!!!
Maket
Look com Marauê Carneiro
Blog do Fernando Coelho: vivemos na sociedade da colaboração, o ser
humano de fato possui um instinto em ajudar. Como esse hábito social pode
beneficiar as marcas?
Marauê: Olá Fernando primeiramente é um prazer
falar com vocês. Esse hábito pode beneficiar as marcas trazendo o que elas mais
buscam "soluções e resultados". Hoje com a interatividade que a
internet proporciona, as plataformas colaborativas estão cada vez mais se
firmando no mercado, porque elas geram oportunidades para as pessoas,
(consumidores) e alguns benefícios para as marcas (empresas) como: ligação
direta entre a marca e o consumidor, geração de conteúdo sem paradigmas,
economia de tempo e redução de custo, registro de dados e índices coletados e
forma alternativa de divulgação.
Blog do Fernando Coelho: Explique-nos melhor o conceito de crowdsourcing aplicado à publicidade.
Marauê: Eu prefiro classificar como um
modelo de negócio, uma definição simples de crowdsourcing ( fonte da
multidão), seria a utilização da inteligência coletiva e os conhecimentos
espalhados na internet , tendo como objetivo: solucionar um problema de uma
empresa ou criar um novo produto. Nós aproveitamos essa maneira nova de
comunicação que permite os consumidores ou criativos, serem co-criadores e
participarem das empresas. São milhares de pessoas pensando em prol de um mesmo
objetivo. Através dos desafios criativos lançados na plataforma kaxola.com, todos com remuneração em
dinheiro. Ou seja a empresa lança um briefing com sua necessidade e os
criativos de plantão enviam suas ideias e soluções. As ideias selecionadas são
remuneradas e automaticamente os direitos daquela criação são cedidos para a
empresa detentora do briefing. É como se você entrasse em uma concorrência de
um job. O crowdsourcing também pode ser usado para ações promocionais e
endomarketing com desafios internos nas empresas, visando engajamento de
maneira motivacional ou visando treinamento.
Blog do Fernando Coelho: Você é o idealizador da Kaxola.com, uma plataforma
de cunho colaborativo que transforma ideias em negócios. Como surgiu a proposta
e quais resultados tem colhido?
Marauê: Eu sempre gostei de escrever roteiros de
publicidade, aí comecei a perceber que muitas pessoas tinham boas ideias e
não sabiam o caminho para torna-las realidade, foi então que pensei: vou criar
uma plataforma onde as pessoas independente de sua profissão possam agenciar
suas ideias gratuitamente de forma democrática, e nós apresentamos para as
empresas de acordo com o segmento, formando um tipo de parceria entre a kaxola
e criativo. Foi quando decidi pesquisar mais a fundo o modelo crowdsourcing e
conheci nossa principal referencia que é a plataformawww.zooppa.com hoje consolidada nos
Estados Unidos mas de origem Italiana . Além dos desafios criativos, hoje nós
somos a primeira agencia de ideias do Brasil. Como vivemos em uma nação muito
criativa, outros projetos interessantes foram surgindo e o kaxola também foi
ampliando seus horizontes , hoje além de ideias publicitarias, nós também
agenciamos patentes, tccs, ideias de negócios digitais ,projetos , ou outro
qualquer tipo de insight sem depender necessariamente de um briefing. Okaxola.com hoje com 14 meses no ar
possui mais de 10.000,00 criativos na plataforma, mais 2.000,00 ideias
agenciadas, mais de 30 ideias comercializadas, dentre elas o POWERSLIM rede
social fitness que deve entrar no mercado ainda esse semestre e o aplicativo
UNIVERSO DOS UNIVERSITARIOS que tem como objetivo facilitar a vida dos
estudantes.
Blog do Fernando Coelho: Você tem um case legal para compartilhar
conosco de uma campanha, produto ou ação 100% realizada a base do
crowdsourcing?
Marauê: Hoje em dia já temos diversos cases
100% realizado em crowdsourcing, como por exemplo a companhia aérea, adquiriu o
nome AZUL em um desafio crowdsourcing, a ruffles fez a escolha do novo sabor da
batata através de um desafio crowdsourcing, a P&G lança 25% dos seus
produtos sempre baseado em ações de crowdsourcing, nos Estados Unidos a
starbucks triplicou suas vendas com uma ação crowdsourcing, a GAP recriou seu
logotipo como uma ação crowdsourcing. No kaxola.com fizemos o nosso slogan
através de um desafio criativo, Fizemos também um desafio de fotografia
para o plano de saúde animal Dr.Pet, e hoje estamos no ar com o
desafio "QUAL O NOME DA PRÓXIMA CERVEJA DO BRASIL? que está valendo
3.000,00 para o nome selecionado (podendo ser escolhido mais de um nome). Para
participar basta acessar o www.kaxola.come cadastrar gratuitamente e
obter as informações do briefing, para maiores informações temos nosso
instagram @kaxolacom ou em nossa página no facebook.
Blog do Fernando Coelho: Para finalizarmos, em uma frase, nos diga qual
seu Market look? Qual sua visão do mundo e das pessoas?
Marauê: penso que entramos em uma era colaborativa
e que o mundo é movido por boas ideias. A sua criatividade pode estar no jogo,
só depende de você. Acredite.
MINI-BIO DE MARAUÊ
CARNEIRO:
Marauê Carneiro, 30
anos, publicitário e também ator , formado na FMU finalizou o curso em
2012, também estudou cinema na New York Film Academy em 2013, em
fevereiro de 2014 lançou a plataforma www.kaxola.comque hoje ocupa a
posição de diretor comercial.
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