terça-feira, 7 de abril de 2015

Market Look com Marauê Carneiro

Sempre digo que vivemos na era da colaboração. Para nos mostrar que essa realidade é concreta no mercado, convidei o Publicitário, Ator e Cineasta, Marauê Carneiro, para falar um pouco sobre crowdsourcing voltado aos negócios.

Marauê é idealizador e Diretor Comercial da Kaxola.com. Confira nosso bate papo!!!

Maket Look com Marauê Carneiro

Blog do Fernando Coelho: vivemos na sociedade da colaboração, o ser humano de fato possui um instinto em ajudar. Como esse hábito social pode beneficiar as marcas?

Marauê: Olá Fernando primeiramente é um prazer falar com vocês. Esse hábito pode beneficiar as marcas trazendo o que elas mais buscam "soluções e resultados". Hoje com a interatividade que a internet proporciona, as plataformas colaborativas estão cada vez mais se firmando no mercado, porque elas geram oportunidades para as pessoas, (consumidores) e alguns benefícios para as marcas (empresas) como: ligação direta entre a marca e o consumidor, geração de conteúdo sem paradigmas, economia de tempo e redução de custo, registro de dados e índices coletados e forma alternativa de divulgação.

Blog do Fernando Coelho: Explique-nos melhor o conceito de crowdsourcing aplicado à publicidade.

Marauê: Eu prefiro classificar como um modelo de negócio, uma definição simples de crowdsourcing ( fonte da multidão), seria  a utilização da inteligência coletiva e os conhecimentos espalhados na internet , tendo como objetivo: solucionar um problema de uma empresa ou criar um novo produto. Nós aproveitamos essa maneira nova de comunicação que permite os consumidores ou criativos, serem co-criadores e participarem das empresas. São milhares de pessoas pensando em prol de um mesmo objetivo. Através dos desafios criativos lançados na plataforma kaxola.com, todos com remuneração em dinheiro. Ou seja a empresa lança um briefing com sua necessidade e os criativos de plantão enviam suas ideias e soluções. As ideias selecionadas são remuneradas e automaticamente os direitos daquela criação são cedidos para a empresa detentora do briefing. É como se você entrasse em uma concorrência de um job. O crowdsourcing também pode ser usado para ações promocionais e endomarketing com desafios internos nas empresas, visando engajamento de maneira motivacional ou visando treinamento.

Blog do Fernando Coelho: Você é o idealizador da Kaxola.com, uma plataforma de cunho colaborativo que transforma ideias em negócios. Como surgiu a proposta e quais resultados tem colhido?

Marauê: Eu sempre gostei de escrever roteiros de publicidade, aí comecei a perceber que muitas pessoas tinham boas ideias e não sabiam o caminho para torna-las realidade, foi então que pensei: vou criar uma plataforma onde as pessoas independente de sua profissão possam agenciar suas ideias gratuitamente de forma democrática, e nós apresentamos para as empresas de acordo com o segmento, formando um tipo de parceria entre a kaxola e criativo. Foi quando decidi pesquisar mais a fundo o modelo crowdsourcing e conheci nossa principal referencia que é a plataformawww.zooppa.com hoje consolidada nos Estados Unidos mas de origem Italiana . Além dos desafios criativos, hoje nós somos a primeira agencia de ideias do Brasil. Como vivemos em uma nação muito criativa, outros projetos interessantes foram surgindo e o kaxola também foi ampliando seus horizontes , hoje além de ideias publicitarias, nós também agenciamos  patentes, tccs, ideias de negócios digitais ,projetos , ou outro qualquer tipo de insight sem depender necessariamente de um briefing. Okaxola.com hoje com 14 meses no ar possui mais de 10.000,00 criativos na plataforma, mais 2.000,00 ideias agenciadas, mais de 30 ideias comercializadas, dentre elas o POWERSLIM rede social fitness que deve entrar no mercado ainda esse semestre e o aplicativo UNIVERSO DOS UNIVERSITARIOS que tem como objetivo facilitar a vida dos estudantes. 

Blog do Fernando Coelho: Você tem um case legal para compartilhar conosco de uma campanha, produto ou ação 100% realizada a base do crowdsourcing?

Marauê: Hoje em dia já temos diversos cases 100% realizado em crowdsourcing, como por exemplo a companhia aérea, adquiriu o nome AZUL em um desafio crowdsourcing, a ruffles fez a escolha do novo sabor da batata através de um desafio crowdsourcing, a P&G lança 25% dos seus produtos sempre baseado em ações de crowdsourcing, nos Estados Unidos a starbucks triplicou suas vendas com uma ação crowdsourcing, a GAP recriou seu logotipo como uma ação crowdsourcing. No kaxola.com fizemos o nosso slogan através de um desafio criativo, Fizemos também um desafio de fotografia  para o plano de saúde animal Dr.Pet, e hoje  estamos no ar com o desafio "QUAL O NOME DA PRÓXIMA CERVEJA DO BRASIL? que está valendo 3.000,00 para o nome selecionado (podendo ser escolhido mais de um nome). Para participar basta acessar o www.kaxola.come cadastrar gratuitamente e obter as informações do briefing, para maiores informações temos nosso instagram @kaxolacom ou em nossa página no facebook.

Blog do Fernando Coelho: Para finalizarmos, em uma frase, nos diga qual seu Market look? Qual sua visão do mundo e das pessoas? 

Marauê: penso que entramos em uma era colaborativa e que o mundo é movido por boas ideias. A sua criatividade pode estar no jogo, só depende de você. Acredite.

MINI-BIO DE MARAUÊ CARNEIRO:

Marauê Carneiro, 30 anos,  publicitário e também ator , formado na FMU finalizou o curso em 2012, também estudou cinema  na New York Film Academy em 2013, em fevereiro de 2014 lançou a plataforma www.kaxola.comque hoje ocupa a posição de diretor comercial.


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