terça-feira, 24 de março de 2015

Market Look com Marcelo Vasconcelos


Meu Market look dessa semana é com uma referência de mercado e uma pessoa por quem tenho grande admiração pelo trabalho. Para ele, conhecimento, empenho, esforço e energia será sempre mais valioso do que a verba publicitária. Confira a entrevista com o Publicitário Marcelo Vasconcelos, Diretor de Criação na Quadrante Propaganda e Design.

Market Look com Marcelo Vasconcelos

Blog do Fernando Coelho: No meu tempo de estudante, assisti uma palestra sua com o título “Muito Barulho, Pouca Verba”. É muito comum olharmos criativos reclamando do budget insuficiente dos clientes. Qual o “segredo” para gerar buzz em tempos de recursos limitados?

Marcelo: Conhecimento, empenho, esforço e energia será sempre mais valioso que verba. Uma ideia forte, que gere "barulho" tem, também, que fazer sentido para o consumidor pretendido, para o produto anunciado. E isso não vem com "sacadinha", é um processo de mergulho no negócio do cliente e de conhecimento dos fundamentos em Propaganda. O desafio é usar a verba disponível para gerar uma visibilidade dobrada, no mínimo, em relação ao valor investido.
Blog do Fernando Coelho: Quando se fala em Propaganda New Business estamos falando sobre uma propaganda onde a agência ganha o papel de orientadora do negócio. Muitos clientes, sobretudo, os menores, buscam uma agência que os ajudem a desvendar as principais oportunidades para satisfação do cliente. Em sua opinião, as agências estão evoluindo para este patamar de “desenvolvedora de negócios” e não apenas “prestadoras de serviço de comunicação”?

Marcelo: Um cliente que vê sua agência como prestadora de serviço, está olhando pelo lado errado da luneta, ela deve ser sempre considerada parceira. Essa situação onde a agência sugere intervenções no negócio ou produto é o cotidiano das boas agências (grandes ou pequenas). Uma agência comprometida observa os movimentos do mercado e alerta possíveis oportunidades para o negócio do cliente, ela não fica presa em fazer anúncio publicitário. Temos vários exemplos dessa postura em grandes e pequenas agências no mundo todo, um exemplo rápido e recente foi o da VW que demandou um anúncio para avisar que um carro iria sair de linha, a agência observou o potencial da situação e sugeriu uma campanha que projetou ainda mais a marca VW (https://www.youtube.com/watch?v=FPNfZoqJu9c), temos também o clássico case de Havaianas.

Blog do Fernando Coelho: Bom trabalho pede dedicação e tempo, todavia, os clientes sempre possuem demandas urgentes. Como conseguir um equilíbrio nesta relação?

Marcelo: Aqui volta a questão de olhar a agência como fornecedor. Fazendo um paralelo, imagine que você vai se consultar com um médico, e ele pede vários exames para se posicionar de forma fundamentada sobre sua saúde, isso leva um tempo (mais curto ou mais longo) e faz parte do processo, normalmente você não diz: "Doutor eu não tenho tempo, me passa aí um remédio rapidinho”. Então, quando o cliente tem confiança na agência, a sinergia já começa na hora de demandar um trabalho, quando existe uma relação madura, as demandas são combinadas e planejadas em prazos coerentes com sua complexidade e importância, e as demandas urgentes, geralmente, são resolvidas de forma mais eficiente quando a agência já tem um certo histórico do negócio.

Blog do Fernando Coelho: Novas agências estão surgindo em nosso estado todos os anos, qual seu conselho para estes novos empreendedores criativos?

Marcelo: Entenda o negócio em que você está entrando, haja sempre com ética, dentro das regras, uma agência que inicia praticando o "vale-tudo" está se condenando e tumultuando o mercado, comprometendo o trabalho de muita gente séria.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu market look? Qual sua visão de mundo, vida e mercado?

Marcelo: Encare a vida com alegria, afaste-se de pessoas com caráter duvidoso, a vida é muito curta para perder tempo com energia ruim.

MINI-BIO DE MARCELO VASCONCELOS
Graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís, Pós-graduado em Design Gráfico pela UFMA e Pós-graduado em Marketing Estratégico e Comunicação pela Universidade Gama Filho-RJ. Possui passagens pela Sambba Propaganda-SC, Phocus Propaganda-MA, Mallmann Marketing-MA, Colégio Dom Bosco e Faculdade UNDB-MA. Premiado no Colunistas Note/Nordeste: 1 Grand Prix, 3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. Atualmente é Diretor de Criação na Quadrante Propaganda e Design-MA.




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