quinta-feira, 5 de março de 2015

Market Look com Daniel Martins

Nosso mercado possui uma ampla possibilidade de atuação: agências de publicidade, consultoria de marketing, assessoria de imprensa, varejo, entre tantas outras áreas. Uma área no mercado maranhense que ganha destaque, porém carece de especialistas é o da fotografia publicitária. Para conversar sobre essa temática, conversei com Daniel Martins, CEO da Book Casting e Diretor da 9D Studio. Confira!

Market Look com Daniel Martins

Blog do Fernando Coelho: Como está o mercado de fotografia publicitária em nosso estado, quais os principais pontos fracos e o que já evoluímos?


​Daniel:
 Não vejo muitos fotógrafos envolvidos com fotografia publicitária no mercado maranhense. Isso pode ser devido a poucas agências locais contratarem fotógrafos para ajudarem a materializar suas ideias com imagens. Os bancos de imagens são nossos principais concorrentes, podemos perceber a grande utilização de fotografias de pessoas com biotipos nada maranhenses e nem mesmo brasileiros circulando por ai.

Algumas agências e empresas locais tem trabalhado bem a comunicação com produções 100% locais, posso dizer e fico feliz com o crescimento do mercado maranhense nesse seguimento, vejo a fotografia publicitária como fator decisivo de persuasão e sedução, ainda mais feita com elementos e pessoas locais, gerando um "buzz" muito melhor, pela representatividade.

Em publicidade “vale-tudo”, mas para termos bons resultados com a fotografia publicitária, um bom planejamento, domínio de técnicas, bom senso estético e procurar entender os objetivos de comunicação do cliente, são os diferenciais que os fotógrafos devem ter para trabalharem nesse seguimento. Ter estudado e trabalhado com publicidade e design gráfico, antes de ingressar na fotografia, ajudou bastante.


Blog do Fernando Coelho: Você está com um novo projeto, que é o Bookcasting. Fale mais sobre!

Daniel: O Bookcasting surgiu por uma necessidade própria, pretendia criar um sistema de casting interno, com critérios de busca bem detalhados para facilitar a vida das agências de publicidade, mas teria muito trabalho para montar esse banco de pessoas, além de que os trabalhos seriam muito esporádicos para esses candidatos. Foi então que, pensando em beneficiar todo o mercado da Comunicação, Entretenimento e Eventos, que surgiu a ideia de criar uma StartUp para facilitar a busca de profissionais para esse seguimento de mercado.

Em nossa plataforma possuímos critérios de busca como habilidades pessoais, interesses, características físicas, dentre outras para facilitar o encontro de profissionais específicos para atenderem aos objetivos de comunicação. O cadastro é muito simples e qualquer pessoa disposta a trabalhar para o mercado da mídia e entretenimento poderá se cadastrar, assim como qualquer pessoa ou empresa com demandas ou projetos para esse mercado poderá se cadastrar como "contratante" e enviar propostas para os talentos inscritos ou publicar oportunidades públicas para atrair candidatos.​

Estamos trabalhando para transformar o Bookcasting em um celeiro de talentos, pois através de filtros e qualificações realizadas pelos contratantes, teremos naturalmente os profissionais que mais se destacarão. Outra novidade será um novo tipo de usuário, chamado de "agenciador", voltado para agências (de modelos, atores, figurantes e afins), produtores e até mesmo pessoas físicas, onde estes poderão cadastrar os seus agenciados e, até mesmo, se vincular a perfis já cadastrados que se adequem a sua área de atuação.

Através da internet conseguimos facilitar o acesso a pessoas interessadas em trabalhar no mercado da Mídia e Entretenimento, não só nas grandes cidades, como também em pequenas regiões. Não importa onde a empresa necessite de profissionais, ou onde o profissional mora, por meio do Bookcasting é possível se cadastrar e participar das seleções de qualquer região do país.

Nosso propósito é conectar talentos à oportunidades e, além de facilitar que isso aconteça, estaremos trabalhando continuamente na criação de conteúdos atemporais, ajudando na profissionalização de atores, modelos, profissionais de eventos e áudio visual, tudo isso gratuitamente em nosso blog e redes sociais, onde também pretendemos organizar um calendário de eventos, cursos, workshops, concursos e editais.

Blog do Fernando Coelho: E o Bookcasting representou o Maranhão durante a Campus Party Brasil. Como foi a experiência?

Daniel: Acabamos de lançar a versão beta do site e foi uma grande surpresa ter sido uma das StartUps selecionadas para participar do programa Startups & Makers Camp.

Ter participado da Startup & Makers Camp foi um divisor de águas para o Bookcasting, agora podemos dizer que lançamos o nosso MVP, sigla para “Minimum Viable Product” (ou “Produto Minimamente Viável”, em português) e pretendemos voltar em 2016 em um estágio mais avançado, toda essa experiência será propulsora para que isso aconteça. Fizemos muito networking, conhecemos parceiros estratégicos, interagimos com outros empreendedores, mentores e visitantes, além de toda bagagem de conhecimento que foi compartilhada nos palcos do evento.

Nosso primeiro "grande Pitch" aconteceu no palco Lua, voltado para o empreendedorismo, onde fomos uma das StartUps selecionadas para apresentar nossa idéia de Negócio para o Pequenas Empresas Grandes Negócioshttp://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2015/02/pegn-realiza-evento-com-startups-na-campus-party.html


Blog do Fernando Coelho: Quem é estudante, e deseja seguir nessa área especifica da fotografia, qual o seu conselho?

Daniel: Comecei despretensiosamente na fotografia e hoje estamos com um estúdio completo, não sei nem explicar como tudo aconteceu, mas sem dúvidas as conexões que foram feitas durante os cursos de Publicidade e Propaganda (CEUMA) e a Pós em Design Gráfico (UFMA), tiveram grande importância em minha carreira. Não temos nenhum curso superior focado em fotografia no Maranhão, mas acho que procurar um curso que tenha uma cadeira de fotografia provavelmente dê um diferencial para o fotógrafo que deseje se especializar em fotos publicitárias.

Muitos caminhos podem levar o profissional ao sucesso com a fotografia publicitária, ter sempre boas referências nacionais e internacionais, estudar técnicas e também criar técnicas com muitas tentativas e erros levam o profissional a desenvolver habilidades para transformar as idéias em belas imagens.

Lembre-se que trabalhando com fotografia publicitária, você estará fazendo uma foto e não batendo ou tirando uma foto. É muito importante ter cuidados com a composição, procurar equilibrar os elementos, luzes, enquadramentos e, muitas vezes, fazer uma pós produção, por isso, estudar estética e design vão ajudar bastante.

Uma foto publicitária precisa ter qualidade e nitidez e, para que isso aconteça, dominar o uso das luzes e a utilização de um tripé são muito importantes.

Blog do Fernando Coelho:  Em uma frase, qual seu market look? Qual sua visão de mundo e mercado?

Daniel: "the only thing worse than starting something and failing... is not starting something" - "A única coisa pior do que começar algo e falhar... é não começar nada" (Seth Godin)

MINI-BIO DE DANIEL MARTINS:

Daniel Martins é Publicitário, Especialista em Design pela Universidade Federal do Maranhão e se dedica ao mercado de fotografia publicitária. Desde 2013 é Diretor da 9D Studio e em 2014 iniciou suas atividades como CEO da Book Casting, startup que tem como objetivo conectar talentos à oportunidades, facilitando a busca de profissionais para o mercado da Mídia, Entretenimento e Eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário