Nosso mercado possui uma ampla possibilidade
de atuação: agências de publicidade, consultoria de marketing, assessoria de
imprensa, varejo, entre tantas outras áreas. Uma área no mercado maranhense que
ganha destaque, porém carece de especialistas é o da fotografia publicitária.
Para conversar sobre essa temática, conversei com Daniel Martins, CEO da Book
Casting e Diretor da 9D Studio. Confira!
Market
Look com Daniel Martins
Blog do Fernando Coelho: Como está o mercado de fotografia publicitária
em nosso estado, quais os principais pontos fracos e o que já evoluímos?
Daniel: Não vejo muitos fotógrafos envolvidos com fotografia publicitária no mercado maranhense. Isso pode ser devido a poucas agências locais contratarem fotógrafos para ajudarem a materializar suas ideias com imagens. Os bancos de imagens são nossos principais concorrentes, podemos perceber a grande utilização de fotografias de pessoas com biotipos nada maranhenses e nem mesmo brasileiros circulando por ai.
Algumas agências e empresas locais tem trabalhado
bem a comunicação com produções 100% locais, posso dizer e fico feliz com o
crescimento do mercado maranhense nesse seguimento, vejo a fotografia
publicitária como fator decisivo de persuasão e sedução, ainda mais feita com
elementos e pessoas locais, gerando um "buzz" muito melhor,
pela representatividade.
Em publicidade “vale-tudo”, mas para termos bons
resultados com a fotografia publicitária, um bom planejamento, domínio de
técnicas, bom senso estético e procurar entender os objetivos de comunicação do
cliente, são os diferenciais que os fotógrafos devem ter para trabalharem nesse
seguimento. Ter estudado e trabalhado com publicidade e design gráfico, antes
de ingressar na fotografia, ajudou bastante.
Blog do Fernando Coelho: Você está com um novo projeto, que é o
Bookcasting. Fale mais sobre!
Daniel: O Bookcasting surgiu
por uma necessidade própria, pretendia criar um sistema de casting interno, com
critérios de busca bem detalhados para facilitar a vida das agências de
publicidade, mas teria muito trabalho para montar esse banco de pessoas, além
de que os trabalhos seriam muito esporádicos para esses candidatos. Foi então
que, pensando em beneficiar todo o mercado da Comunicação, Entretenimento e
Eventos, que surgiu a ideia de criar uma StartUp para facilitar a busca de
profissionais para esse seguimento de mercado.
Em nossa plataforma possuímos critérios de busca
como habilidades pessoais, interesses, características físicas, dentre outras
para facilitar o encontro de profissionais específicos para atenderem aos
objetivos de comunicação. O cadastro é muito simples e qualquer pessoa disposta
a trabalhar para o mercado da mídia e entretenimento poderá se cadastrar, assim
como qualquer pessoa ou empresa com demandas ou projetos para esse mercado
poderá se cadastrar como "contratante" e enviar propostas para os
talentos inscritos ou publicar oportunidades públicas para atrair candidatos.
Estamos trabalhando para transformar o Bookcasting em
um celeiro de talentos, pois através de filtros e qualificações realizadas
pelos contratantes, teremos naturalmente os profissionais que mais se
destacarão. Outra novidade será um novo tipo de usuário, chamado de
"agenciador", voltado para agências (de modelos, atores, figurantes e
afins), produtores e até mesmo pessoas físicas, onde estes poderão cadastrar os
seus agenciados e, até mesmo, se vincular a perfis já cadastrados que se
adequem a sua área de atuação.
Através da internet conseguimos facilitar o acesso
a pessoas interessadas em trabalhar no mercado da Mídia e Entretenimento, não
só nas grandes cidades, como também em pequenas regiões. Não importa onde a
empresa necessite de profissionais, ou onde o profissional mora, por meio do
Bookcasting é possível se cadastrar e participar das seleções de qualquer
região do país.
Nosso propósito é conectar talentos à oportunidades
e, além de facilitar que isso aconteça, estaremos trabalhando continuamente na
criação de conteúdos atemporais, ajudando na profissionalização de atores,
modelos, profissionais de eventos e áudio visual, tudo isso gratuitamente em
nosso blog e redes sociais, onde também pretendemos
organizar um calendário de eventos, cursos, workshops, concursos e editais.
Blog do Fernando Coelho: E o Bookcasting
representou o Maranhão durante a Campus Party Brasil. Como foi a experiência?
Daniel: Acabamos de lançar a versão beta do site e foi
uma grande surpresa ter sido uma das StartUps selecionadas para participar do
programa Startups & Makers Camp.
Ter participado da Startup & Makers Camp foi um
divisor de águas para o Bookcasting, agora podemos dizer que lançamos o nosso
MVP, sigla para “Minimum Viable Product” (ou “Produto Minimamente Viável”,
em português) e pretendemos voltar em 2016 em um estágio mais avançado,
toda essa experiência será propulsora para que isso aconteça. Fizemos muito
networking, conhecemos parceiros estratégicos, interagimos com outros
empreendedores, mentores e visitantes, além de toda bagagem de conhecimento que
foi compartilhada nos palcos do evento.
Nosso primeiro "grande Pitch" aconteceu
no palco Lua, voltado para o empreendedorismo, onde fomos uma das StartUps
selecionadas para apresentar nossa idéia de Negócio para o Pequenas Empresas Grandes
Negócios. http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2015/02/pegn-realiza-evento-com-startups-na-campus-party.html
Blog do Fernando Coelho: Quem é estudante, e deseja seguir nessa área
especifica da fotografia, qual o seu conselho?
Daniel: Comecei despretensiosamente na
fotografia e hoje estamos com um estúdio completo, não sei nem explicar como
tudo aconteceu, mas sem dúvidas as conexões que foram feitas durante os
cursos de Publicidade e Propaganda (CEUMA) e a Pós em Design Gráfico (UFMA),
tiveram grande importância em minha carreira. Não temos nenhum curso superior
focado em fotografia no Maranhão, mas acho que procurar um curso que tenha uma
cadeira de fotografia provavelmente dê um diferencial para o fotógrafo que
deseje se especializar em fotos publicitárias.
Muitos caminhos podem levar o profissional ao
sucesso com a fotografia publicitária, ter sempre boas referências nacionais e
internacionais, estudar técnicas e também criar técnicas com muitas tentativas
e erros levam o profissional a desenvolver habilidades para transformar as
idéias em belas imagens.
Lembre-se que trabalhando com fotografia
publicitária, você estará fazendo uma foto e não batendo ou tirando uma foto. É
muito importante ter cuidados com a composição, procurar equilibrar os
elementos, luzes, enquadramentos e, muitas vezes, fazer uma pós produção, por
isso, estudar estética e design vão ajudar bastante.
Uma foto publicitária precisa ter qualidade e
nitidez e, para que isso aconteça, dominar o uso das luzes e a utilização de um
tripé são muito importantes.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu market look? Qual
sua visão de mundo e mercado?
Daniel: "the only thing worse than starting something and failing... is
not starting something" - "A única coisa pior do que começar
algo e falhar... é não começar nada" (Seth Godin)
MINI-BIO
DE DANIEL MARTINS:
Daniel Martins é
Publicitário, Especialista em Design pela Universidade Federal do Maranhão e se
dedica ao mercado de fotografia publicitária. Desde 2013 é Diretor da 9D Studio
e em 2014 iniciou suas atividades como CEO da Book Casting, startup que tem
como objetivo conectar talentos à
oportunidades, facilitando a busca de profissionais para o mercado da Mídia,
Entretenimento e Eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário