terça-feira, 10 de março de 2015

Qual o perfil de um profissional de criativo?


O mercado nos apresenta cada dia mais um cenário de concorrência, onde para se diferenciar é preciso agir com criatividade e inovação. Segundo Carlos Alberto de Faria, da Merkatus Consultoria, a vantagem competitiva ou diferencial competitivo é uma ou um conjunto de características que permitem à uma empresa diferenciar-se por entregar mais valor aos seus clientes.

A criatividade, portanto, está intimamente ligada a vantagem competitiva. Mas, como posso me tornar um profissional criativo e ajudar a empresa a se diferenciar no mercado?

Listei abaixo algumas características que são sine qua non neste processo:

  • As pessoas criativas são mais flexíveis – elas contestam os padrões e vão além do óbvio, saindo da sua zona de conforto e buscando o diferencial por meio da experimentação.
  • Existe uma máxima que diz assim: “para ter uma boa ideia é preciso ter várias ideias”. O profissional criativo gera várias ideias para um problema. Ele busca ser um identificador de oportunidades.
  • Outro fator importante é o da colaboração. O criativo não olha apenas para o seu processo – ele possui visão sistêmica, está atento ao todo dentro da sua área ou empresa. Quanto mais ele integra (e se integra), mais fácil será desenvolver conexões e inovação. Nossa sociedade é colaborativa.
  • Sensibilidade! Em marketing, você precisa mais do que olhar o outro, entendê-lo. É necessário decodificar sentimentos e interesses. Dessa maneira é possível extrair qualitativamente a base para o objeto de inovação.
  • Por fim, acredito que a curiosidade seja um item primordial. O profissional curioso é capaz de investigar mais profundamente os fatos e oportunidades que estão à sua frente. Isso possibilita a criação de um “produto” mais assertivo.

Pense nesses pontos e faça a diferença.


@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário