segunda-feira, 16 de março de 2015

Market Look com Henrique Castro


Você já ouviu falar em comunicação All Line? Já falei aqui no blog sobre as novas características do consumidor: cibrido, prosumer, multicanal. Mas, apesar disso, muito profissionais ainda insistem em trabalhar comunicação de forma isolada. Para conversar sobre o assunto, convidei Henrique Castro, Especialista em Marketing Internaciona pela Escuela Superior de Marketing Y Administración, na Espanha e Diretor da DUEE Brasil.

Confira!

Market Look com Henrique Castro

Blog do Fernando Coelho: O consumidor é multicanal, porém, algumas agências ainda insistem em realizar ações de comunicação isoladas. Qual a importância de trabalhar canais, conceitos e estratégias de forma integrada diante do consumidor multicanal e cibrido?

Henrique: Todos nós somos consumidores, consumimos produtos e serviços todo o tempo. E não diferenciamos se somos impactados de forma on ou off line, então por que as marcas insistem em ter estratégias de marketing para cada canal? Foi desse analise que surgiu o conceito da agência, onde as marcas podem trabalhar de forma integrada, impactando o consumidor de forma relevante. 

Blog do Fernando Coelho: Costumo sempre dizer que, se você quer trabalhar com marketing, precisará gostar e entender de gente. Quais ferramentas e/ou metodologias podem ser utilizadas para capturar manifestações sociais e tendências de mercado, e assim facilitar o trabalho da comunicação e marketing?

Henrique: Podemos capturar de diversas formas, no dia a dia: num restaurante, na rua, dentro de um taxi, de muitas formas. O importante é estar atendo para as manifestações sociais, não só no Brasil mas no mundo, pois hoje todos estamos conectados. Na DUEE utilizamos diversas ferramentas, uma delas é o monitoramento de redes sociais, dessa forma conseguimos antecipar tendências e estar alinhado com a cabeça do consumidor.

Blog do Fernando Coelho:  Sua agência é uma das primeiras a lançar e usar o conceito All Line – que é a integração entre ações promocionais e digitais. Nos explique melhor como funciona.  

Henrique: Nosso conceito já existe há mais de 7 anos, porém ainda nos deparamos com marcas que trabalham no velho conceito “below the line” e “above the line”, com agência diferentes. E nesse modelo de negocio é impossível que a comunicação fique alinhada, pois cada agência tem seu modelo e sua metodologia de trabalho. Acreditamos que as marcas não devem pensar em promoção, trade, shopper, digital, redes sociais ou eventos. Ela deve estar On, conectadas com o consumidor onde quer que ele esteja, seja ao vivo ou no virtual. A DUEE Brasil, integra ações promocionais e digitais no mesmo ambiente, desse forma harmonizamos e potencializamos as ações e estratégias de marketing de nossos clientes.

Blog do Fernando Coelho: Como o mercado (clientes) enxergam esse novo conceito [all lline]?   

Henrique: Hoje o mercado consegue absorver melhor nosso conceito, e ver os benefícios de ter apenas uma agência cuidado de suas ações de live marketing e digital. Mas é inegável que uma parcela do mercado ainda não enxergam esse modelo de negocio.

Blog do Fernando Coelho: Para finalizarmos, em uma frase, qual seu Market look? Como você enxerga a vida, o mundo e o mercado?

Henrique: Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.

MINI-BIO DE HENRIQUE CASTRO


Henrique Castro é formado em Publicidade e Propaganda pela FIAM, cursou MBA Master Marketing Internacional, na ESMA – Escuela Superior de Marketing Y Administración, na Espanha. Com 15 anos de experiência profissional em publicidade, BTL, eventos e marketing fez importantes passagens pela Directv Brasil, Ogilvy, Aramark España, Ponto Brand Promocion, Banco de Eventos e Brandworks.

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