segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cooperar para se desenvolver

Você sabe o significado da palavra cooperação? Cooperar vem do latim clássico: cooperāri. 

Segundo o dicionário da língua portuguesa, cooperar significa: “agir com ou fornecer cooperação; ação de trabalhar ou laborar em grupo com outros para o mesmo objetivo; contribuir, colaborar ou assistir com”.

Mas, qual é o verdadeiro espírito de cooperação?

Muita gente dentro de uma empresa habitua-se a olhar apenas para o seu processo, como dizem os mais velhos, olhar para o próprio umbigo. Mas, o grande problema, é que, mesmo seu processo sendo importante (justificativa mais comum de se escutar) ele não é maior que o todo (a empresa). É preciso que cada colaborador de uma empresa (seja ela o tamanho que for) tenha em mente que todos naquele ambiente estão trabalhando para um objetivo comum, uma obra maior.

Gosto muito de dizer que trabalhar em equipe é diferente de trabalhar em time. O trabalho em equipe significa a soma das tarefas grupais, já o trabalho em time significa um ajudando o outro a subir junto – em união. Na mesma direção.

O verdadeiro espírito da cooperação está na empatia – em “eu” olhar para o “outro” como um membro importante de uma máquina – onde, caso ele deixe de funcionar (trabalhar), poderá comprometer significativamente o resultado do todo.

Pense nisso: A empresa é um corpo onde cada área é um órgão e cada colaborador representa um membro importante de toda a engrenagem. Ajude, colabore, se coloque no lugar do outro e cresça junto.

@coelhofernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário