segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Look Market com André Damasceno

Mesmo no digital, as marcas precisam se tornar humanas e mais relacionais com os seus consumidores. Para conversar sobre as tendências do marketing digital para o ano de 2015, convidei o especialista em Social Media André Damasceno, Fundador do Melhor do Marketing. Confira!

Look Market com André Damasceno

Blog do Fernando Coelho: Quais as principais tendências do mercado digital para o ano de 2015?

André: Conteúdo focado no usuário e na conversão. É provável que muitas marcas invistam mais em conteúdo próprio do que de terceiros. Webséries, podcast, hangouts. As marcas serão mais sociais e deverão ficar mais próximas dos seus stakeholders.

Blog do Fernando Coelho: O móbile marketing tem se tornado uma ferramenta sine qua non nos processos de compra e relacionamento com os clientes. O porquê de muitas marcas ainda não aderirem a essa plataforma?

André: Talvez medo e falta de conhecimento. Mas é visível que grandes players estão investindo no relacionamento com seus clientes através do mobile. Muito empresário pensa que mobile é ter um aplicativo para a sua empresa, quando não é apenas isso. Vou dar um exemplo: 70% dos cliques na página fã, twitter e até e-mail marketing das nossas campanhas e dos nossos clientes, estão vindo do mobile. Nossa comunicação já passa a ser diferenciada por causa dessa simples informação bem apurada.

Blog do Fernando Coelho: Sempre digo que o processo de vendas é um processo se fim – é um ciclo que se renova continuamente. Após a venda é necessário um plano de relacionamento com o cliente. Como as plataformas digitais podem colaborar neste trabalho?

André: Redes sociais são canais de relacionamento. Relacionamentos são negócios disfarçados. Já perdia a conta de quantas vezes essa minha frase apareceu em blogs até gringos e foi retuitada. Ela já esteve em e-books inclusive. Nós criamos um modelo no Melhor do Marketing chamado "Estratégia AFR" Aquisição, Retenção e Fidelização no marketing digital. Muitas marcas investem pesado apenas na estratégia de Aquisição e esquecem da fidelização e principalmente da retenção. A retenção é um processo importantíssimo do pós-venda e pode ser facilmente utilizada em estratégias digitais. 

Blog do Fernando Coelho:  Tenho que fazer essa pergunta, pois essa rede social está em alta. Os instalogs são a nova sensação entre as mídias sociais. Qual sua dica para as marcas (sobretudo, pequenas empresas) que desejam utilizar o Instagram com ferramenta de comunicação?

André: já fiz um post sobre isso. É possivel visualizar aqui:


Blog do Fernando Coelho: Para finalizar, em uma frase – qual seu market look? Qual sua visão da vida, do mundo e do mercado?

André: Minha visão para os cenários se resume na frase abaixo:

O mundo está cheio de oportunidades. Caso você não encontre alguma, vá e crie a sua!

MINI-BIO DE ANDRÉ DAMASCENO:

Empresário e Fundador do Melhor do Marketing. Possui mais de 1.800 horas de treinamentos e palestras para empresas públicas e privadas em todo Brasil, em cursos abertos e in-company. 7 anos de experiência com projetos de Marketing Digital e Social Media. Professor no MBA de Novas Mídias e Marketing na Universidade de Vila Velha-ES (UVV) e no MBA de Marketing de Varejo da Faculdade Católica Salesiana. Especialista em Marketing pela Fundação Getulio Vargas; Coach pela Academia Brasileira de Coaching e licenciado pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Entre as empresas que já ministrou cursos e palestras estão: VALE, Rodosol, Águia Branca, Rede Gazeta, Unimed Vitória, Inocoopes, OCB Sescoop/ES, SLE, SICOM Chapecó, Refrigerantes Coroa, Estácio de Sá, Rede Doctum de Ensino.


Contribuições para o desenvolvimento do setor por meio de artigos, treinamentos on-line e off-line, eventos, produção de conteúdo qualificado e cursos para todo Brasil.

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