Mesmo no digital, as marcas precisam se tornar
humanas e mais relacionais com os seus consumidores. Para conversar sobre as tendências
do marketing digital para o ano de 2015, convidei o especialista em Social
Media André Damasceno, Fundador
do Melhor do Marketing. Confira!
Look Market com André Damasceno
Blog do Fernando Coelho: Quais as principais tendências do mercado
digital para o ano de 2015?
André: Conteúdo
focado no usuário e na conversão. É provável que muitas marcas invistam mais em
conteúdo próprio do que de terceiros. Webséries, podcast, hangouts. As marcas
serão mais sociais e deverão ficar mais próximas dos seus stakeholders.
Blog do Fernando Coelho: O móbile marketing tem se tornado uma ferramenta sine qua non nos
processos de compra e relacionamento com os clientes. O porquê de muitas marcas
ainda não aderirem a essa plataforma?
André: Talvez medo e falta de conhecimento. Mas é
visível que grandes players estão investindo no relacionamento com seus
clientes através do mobile. Muito
empresário pensa que mobile é ter um
aplicativo para a sua empresa, quando não é apenas isso. Vou dar um exemplo:
70% dos cliques na página fã, twitter e até e-mail marketing das nossas
campanhas e dos nossos clientes, estão vindo do mobile. Nossa comunicação já passa a ser diferenciada por causa
dessa simples informação bem apurada.
Blog do Fernando Coelho: Sempre digo que o processo de vendas é um
processo se fim – é um ciclo que se renova continuamente. Após a venda é
necessário um plano de relacionamento com o cliente. Como as plataformas
digitais podem colaborar neste trabalho?
André: Redes
sociais são canais de relacionamento. Relacionamentos são negócios disfarçados.
Já perdia a conta de quantas vezes essa minha frase apareceu em blogs até
gringos e foi retuitada. Ela já esteve em e-books inclusive. Nós criamos um
modelo no Melhor do Marketing chamado "Estratégia AFR" Aquisição,
Retenção e Fidelização no marketing digital. Muitas marcas investem pesado
apenas na estratégia de Aquisição e esquecem da fidelização e principalmente da
retenção. A retenção é um processo importantíssimo do pós-venda e pode ser
facilmente utilizada em estratégias digitais.
Blog do Fernando Coelho: Tenho que fazer essa pergunta, pois essa
rede social está em alta. Os instalogs
são a nova sensação entre as mídias sociais. Qual sua dica para as marcas
(sobretudo, pequenas empresas) que desejam utilizar o Instagram com ferramenta de comunicação?
André: já fiz um
post sobre isso. É possivel visualizar aqui:
Blog do Fernando Coelho: Para finalizar, em uma frase – qual seu market
look? Qual sua visão da vida, do mundo e do mercado?
André: Minha visão para os cenários se resume na
frase abaixo:
O mundo está cheio de oportunidades. Caso você não
encontre alguma, vá e crie a sua!
MINI-BIO
DE ANDRÉ DAMASCENO:
Empresário
e Fundador do Melhor do Marketing. Possui mais de 1.800 horas de treinamentos e
palestras para empresas públicas e privadas em todo Brasil, em cursos abertos e
in-company. 7 anos de experiência com projetos de Marketing Digital e Social
Media. Professor no MBA de Novas Mídias e Marketing na Universidade de Vila
Velha-ES (UVV) e no MBA de Marketing de Varejo da Faculdade Católica Salesiana.
Especialista em Marketing pela Fundação Getulio Vargas; Coach pela Academia
Brasileira de Coaching e licenciado pelo BCI – Behavioral Coaching Institute.
Entre as empresas que já ministrou cursos e palestras estão: VALE, Rodosol,
Águia Branca, Rede Gazeta, Unimed Vitória, Inocoopes, OCB Sescoop/ES, SLE,
SICOM Chapecó, Refrigerantes Coroa, Estácio de Sá, Rede Doctum de Ensino.
Contribuições
para o desenvolvimento do setor por meio de artigos, treinamentos on-line e
off-line, eventos, produção de conteúdo qualificado e cursos para todo Brasil.
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