sexta-feira, 1 de abril de 2011

O líder precisa se feminilizar

“Ser um homem feminino não fere o meu lado masculino. Se Deus é menina e menino, sou Masculino e Feminino... Olhei tudo que aprendi e um belo dia eu vi... “

O que o trecho da musica de Pepeu Gomes tem a ver com liderança? Fácil! Deixa que eu explico.

Já perceberam como as mulheres reparam em tudo? Pois é, elas, por natureza, possuem uma visão geral, analisam detalhadamente cada aspecto de qualquer situação. Então, trazendo isto para a liderança, o líder com comportamento feminino é um gestor de olhar sistêmico, que percebe os detalhes de seu liderado e de sua equipe, não focando apenas no âmbito profissional. O líder feminino ele vai buscar na raiz da equipe as bases de sua liderança: o que o liderado sente, o que o motiva, o que é importante para ele, seus medos, anseios, visão de mundo, sonhos, ETC.

O líder feminino busca conhecer este ETC. O detalhe para a mulher faz toda a diferença, uma mulher não sai de casa sem um brinco que combine com a blusa ou o relógio (e não falo isso á toa, todas as mulheres que pergunte me falaram a mesma coisa), do mesmo modo um líder feminino não deixa sua equipe ir á guerra sem entender o ETC, o detalhe.

Sou fã da máxima que diz “Pense global e faça local”, o líder feminino é “glocal”, ele possui um olhar tanto geral, quanto especifico.

E você, é um líder feminino ou acha que isso afeta seu lado masculino?

Só um recado: o futuro da gestão é feminino, então, trate de feminilizar sua forma de ver o mundo.

@coelhofernando

Um comentário:

  1. Muito bom o post. E interessante esse ponto de vista. forte abraço!
    parabéns!

    ResponderExcluir