sexta-feira, 15 de julho de 2011

Q.I x Q.E. O que é mais importante?

Para iniciar minha articulação sobre o tema de hoje irei primeiro explicar a diferença das siglas: Q.I representa o quociente de inteligência de uma pessoa, logo, na área mercadológica representa justamente o conhecimento técnico a cerca da área de atuação de um determinado profissional. Já o Q.E é um conceito utilizado pela psicologia para descrever a capacidade de reconhecer e gerenciar o auto-sentimento e as emoções.
E para as empresas o que importa mais? Antes se valorizava muito o conhecimento técnico, contudo, com o avanço tecnológico e crescimento de instituições de ensino superior esse requisito vem cada vez mais sendo pouco priorizado, já que, todos têm a possibilidade de adquiri-los.
O mundo mudou, as motivações mudaram e as pessoas estão valorizando mais os relacionamentos e as conexões, dessa maneira a forma como nos comportamos é determinante para qualquer negócio. Seja um gestor ou um liderado, ambos devem treinar e exercer sua inteligência emocional, por que não se dá mais para pensar em mercado de trabalho sem pensar em relacionamentos saudáveis e ambientes corporativos harmônicos.
Um profissional com uma inteligência emocional saudável (equilibrada) talvez agregue mais à corporação do que um com bastante conhecimento técnico, por que numa situação de conflito o primeiro conseguirá se auto-motivar, contornar os fracassos, controlar os impulsos e inclusive gerenciar as emoções dos colegas, enquanto o segundo, se não possuir a mesma inteligência, apesar de todo seu conhecimento não terá muito êxito na solução dos problemas.
Particularmente, para mim, o fundamental é que o profissional tenha as duas características, contudo, não as encontramos ao mesmo tempo em todos, então, respondendo a pergunta do titulo deste post a empresas valorizam os que possuem um Q.E mais elevado, afinal de contas quem sustenta as marcas e organizações são as pessoas, e pessoas são complexas, portanto, saber lidar com elas é fundamental.
@coelhofernando

Um comentário: