segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Look Market com Laércio Jr


Look Market com Laércio Jr
Blog do Fernando: Nosso mercado está fervendo de idéias, a prova disso são os inúmeros prêmios que nossas agências trazem para o estado. Publicidade não é apenas criação, como você enxerga o papel do profissional de marketing na construção desses trabalhos?
Laércio: Quem não gosta de receber prêmios? Apresente-me! Os profissionais de propaganda do Maranhão tem recebido prêmios que reconhecem o quanto são criativos e inovadores. Como profissional de Administração, já fui cliente de várias agências de propaganda maranhenses. Em todas as ocasiões tive a oportunidade de conviver com criativos de primeira categoria, como os profissionais da Mallmann, VCR, Phocus, Quadrante, Ideia e Imagine, para citar algumas em que atuei como anunciante. Acredito que marketing e propaganda são atividades que produzem conhecimento e ideias a partir de um trabalho colaborativo. A chamada “big idea” é obtida com compartilhamento de ideias e experiências, pesquisas, conversas, reuniões, debates acalorados, verbas apertadas e alguns sapos que engolimos.  Costumo dizer que se fôssemos reunir todos os atributos necessários a um profissional de marketing obteríamos um “super homem” ou uma “mulher maravilha”. E que não é muito distinto do perfil do publicitário em geral, afinal ambos são trabalhos criativos por excelência. Talento, criatividade, ousadia, capacidade de aprender a aprender, inquietude, inovação, agilidade, ser “open-minded”, ter uma cabeça de designer, capacidade de fazer conexões, planejar e fazer acontecer, são alguns dos requisitos. No final, é a sintonia entre as equipes de marketing do anunciante e a da agência que vai determinar o resultado de uma campanha. Quanto mais sintonizadas, maior a capacidade de gerarem campanhas inovadoras, criativas, cheias de resultados e satisfação para todos. O prêmio, sempre bem vindo, virá em consequência daquela química.
Blog do Fernando: você se denomina “uma pessoa com missão”. Qual sua missão com o mercado? Qual sua missão com o mundo?
Laércio: Realmente, tenho me posicionado com a perspectiva de ter uma missão. Isso muda toda a maneira de ver as coisas que acontecem com você. E não estou falando (apenas) de religião! Tô dentro pra curtir, enviar pros amigos, compartilhar, recomendar, adicionar. Não importa o que acontece comigo, mas como eu reajo ao que acontece comigo. As pessoas não compram o que eu vendo. Elas compram o por quê eu vendo. Portanto, a minha razão de ser é contribuir para a melhoria do mundo dos negócios simultaneamente em melhorar os negócios do mundo.
Blog do Fernando: Inovação é a palavra chave para o sucesso. Pesquisa recente apontou que a Roche Holding AG é a empresa mundial que mais investe em novas ideias. O mercado local no seu ponto de vista está aberto á inovação?
Laércio: Inovação é a palavra da hora, mas não pode ser vista como moda. Nem é restrita ao mercado publicitário. O Brasil tem dado excelentes exemplos de inovação principalmente em gestão e design. Já existe inclusive um “design brasileiro”, uma “administração brasileira”. Ambas já estão ditando as novas tendências no mundo. Empresários brasileiros comprando empresas icônicas dos EUA como Burger King e Anheuser-Busch.  A sustentabilidade de qualquer negócio depende também de sua capacidade de inovar. De pensar diferente, como preconizou Steve Jobs. Mas ainda estamos longe dos países tops no ranking mundial da inovação. Essa distância demonstra o quanto precisamos para criar uma cultura aberta para a inovação.  Visto desta maneira acredito num mercado local de alto potencial para se produzir de maneira inovadora.
Blog do Fernando: Você é um profissional em constante transformação (e evolução). Já passou pela Vale, Grupo Mirante e hoje é o “capitão” da TV Guará, afiliada a Record News no Maranhão. Como você encara os processos de mudança?
Laércio: Desde quando sai de Belém do Pará, passei a viver no mundo. Por pouco não fui diplomata. Mas já morei em Nova York, no meio da Floresta Amazônica e em capitais brasileiras no norte, nordeste e sudeste. Minhas escolas foram a Vale, a Rede Globo/Sistema Mirante de Comunicação e, agora, o Grupo Dalcar, na implantação da TV Guará, afiliada Record News. O menor tempo que passei nessas empresas foi sete anos. Pra quem muda, parece uma vida. Sou uma pessoa em constante evolução. Se eu não tivesse mudado eu não teria sobrevivido até hoje. Mudar faz parte da vida de todo profissional. Você apenas tem que se preparar, se planejar adequadamente para conseguir fazer sua transição. Isso tem a ver com os ciclos profissionais e pessoais. Abrir e fechar ciclos é da minha natureza. Meu trabalho sempre ocupou posição de prioridade. Assim como a educação. Nunca parei nem vou parar de estudar e aprender. O critério é a felicidade. Se você não está feliz, mude! Hoje meu foco no trabalho tem sido encontrar as pessoas certas e colocá-las nos lugares certos, orientando-as para que façam certo as coisas certas. Inspirando as pessoas. Se o presente é o futuro do passado, sou uma pessoa que vive no futuro do presente.
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look market ? Qual seu olhar sobre o mercado?
Laércio: No meu tablet, vejo um mercado cheio de oportunidades, com profissionais inteligentes, empresas fazendo acontecer, onde as coisas do passado darão lugar às coisas do futuro, agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário