sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Look Market com Luiziane Saraiva

Muita disposição e um enorme sorriso no rosto. Não lembro uma só vez que tenha falado com está pessoa sem que ela estivesse sorrindo e pronta a ajudar.
Luiziane Saraiva é Relações Públicas, Especialista em Comunicação Organizacional, professora universitária e multiplicadora de ideias. No seu currículo acumula passagens pela Multi Texto Comunicação, Superintendência de Limpeza Pública de São Luis, Universidade Federal do Maranhão e desde 2005 coordena o Curso de Comunicação Social da Faculdade São Luis.
Confira nossa conversa e o olhar dessa Gestora Educadora que falou sobre o nosso mercado, metas, relacionamento e novidades na área.
Look Market com Luiziane Saraiva
Blog do Fernando: Relações Publicas, Professora e Gestora, você é uma profissional multi, prova disso é o destaque que o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Luis tem tido em sua gestão. Você conduz o curso como uma relações públicas ou como educadora?
Luiziane: (risos) Como uma gestora, que é educadora! Como RP eu tenho aprendido muito sobre gestão, pois o foco são os públicos estratégicos e isso me ajuda a compreender nossas ‘metas’, no ambiente de coordenação. A educação é um prazer... é quase uma ‘missão’... faço com muita boa vontade!!!
Blog do Fernando: Você vem desenvolvendo um trabalho que podemos chamar de “apresentação do nosso mercado ao Brasil”, afinal de contas vem mantendo contato com grandes profissionais do eixo Rio/São Paulo (em virtude da nossa Jornada de Publicidade), quais são as referencias que estes profissionais têm levado do nosso mercado?
Luiziane: Boa pergunta... Acho que nós estamos surpreendendo muita gente! E eles estão gostando da surpresa, pois passaram a nos enxergar como uma realidade não-distante, equivalente (principalmente, em potencial) e extremamente promissora! Hoje, temos um número considerável de multiplicadores ‘da nossa existência’ nas grandes agências. Em Sampa, no Rio, no Sul, em Minas... Enfim, cada convidado que vem e conhece nossa realidade, nossos alunos, nosso trabalho, passa a nos respeitar, a gostar e a se interessar! Por exemplo: quando CK (Claudio Kalim, ex-Africa e DM9)  convidou o amigo pessoal Caio Campos (Corinthians) para vir, ele falou pro Caio “Quero contar com a tua ajuda. Lá é muito legal, o pessoal é muito organizado e esforçado e eu sou padrinho do curso e quero você lá!”. O Caio aceitou, veio e adorou. E já disse que abrirá outras portas... Isso é maravilhoso!
Blog do Fernando: Quais os pontos positivos e negativos de quem está iniciando no mercado local na área de Publicidade? Como é ver ex-alunos seus sendo destaque em tão pouco tempo no mercado (só para citar alguns exemplos de diferentes anos: Lui Brito – AG.10, Bruno Oliveira – Quadrante, Camila Chaves – São Luis Shopping).
Luiziane: Minha maior preocupação, em relação aos alunos e egressos, se chama EGO! Tenho conhecido muita gente que poderia ter o ego lá em cima, pois estão ladeados pelos TOPS de referência (nacionais e internacionais) e são super humildes, acessíveis e sensatos... o estrelismo não combina com profissionalismo. Fico muito satisfeita com a entrada e ascensão dos nossos egressos, no mercado de trabalho, mas fico mais feliz quando eles mantém a cabeça no lugar, pois é um pouco fácil se perder nesse pseudo glamour... telefone tocando, vários convites, elogios mil... mas, certamente, isso pode prejudicar mentes fracas, né? Enfim, torço para que se espelhem nos grandes profissionais que temos aqui (Guilbert, Forjaz, Elirdes e tantos outros), que atingiram a maturidade profissional e sabem equilibrar todos esses sentimentos. Nossos alunos são muito bons e estou super ciente disso e graças a Deus, eles têm conseguido manter a cabeça no lugar... vide Joubert Ribeiro, né? Ele é uma excelente representação dessa realidade positiva! Estou muito orgulhosa de todos que foram citados, de você, que tem alcançado uma maturidade muito legal (não é puxação de saco, pois do contrário eu ficaria calada e você sabe disso...) e de muitos que estão saindo. Os ruins (e graças ao Altíssimo, são poucos) não valem a citação, pois não entraram dispostos a contribuir com o nosso mercado e, muito menos, em se profissionalizar. A eles, só resta o ostracismo, infelizmente!
Blog do Fernando: Conversando com alguns profissionais, é unanime a queixa da ausência de cursos de especializações especificas para nossa área como, por exemplo, redação publicitária, mídia e comportamento do consumidor. Há alguma perspectiva de criação desses cursos para Pós Graduação da Faculdade São Luis?
Luiziane: Pôxa, é uma verdade!!!! Estou com uma Pós em Publicidade quase toda pronta... Eu, Márcio Guimarães, Guilbert e Ingrid Braga ‘queimamos pestana’ e estamos com ela toda estruturada... corpo docente, linhas de mercado, perfil... só faltam alguns detalhes... espero que dê certo! (risos)
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look market? Qual seu olhar do mercado (e do mundo)?
Luiziane: “O que é algo, a não ser o valor que se dá a ele?” (W. Shakespeare)... esse é o meu Look Market... Valor! O valor das pessoas, do trabalho, da vida... de tudo!!! Bjos e obrigada!!!
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário