quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Marketing em 2012

As duas afirmações a seguir já foram ditas aqui no blog e acabam de ser confirmadas essa semana por pesquisas de tendências:

  • Marketing é movimento e não se faz sentado. Marketing se faz através da construção de diálogos.
  • A atividade de marketing não é papel apenas do departamento, é uma função de todo corpo organizacional.

A The Future Laboratory publicou esta semana a pesquisa Retail Trend 2012,que revela as tendências em comportamento do consumidor para o próximo ano, na qual aponta que esses consumidores desejam mais conveniência, autenticidade e experiência com as marcas.

Philipe Kotler sempre diz que o marketing deve ser construído através de observações e conversações, até então nada de novo (ou para alguns profissionais que se dizem de marketing, pode até ser), mas quem está exigindo isso agora são os clientes (aqueles que pagam o meu e o seu salário).

De acordo com o estudo os clientes querem estar mais próximos da marca, querem dialogar e estão cada vez mais exigentes, inclusive com as questões ligadas à responsabilidade socioambiental.

As marcas precisam se adaptar aos novos consumidores que já representam uma fatia significativa no mercado, como os da geração Y, e não menos importantes (não menos mesmo) precisam também estar atentos aos da geração Z, que estão chegando com tudo (e pra ditar regras).

E o que os consumidores querem em 2012?

A resposta para a pergunta acima é simples: eles querem a mesma coisa de hoje – serem ouvidos.

Atendimento de qualidade é o que mais ficou evidente na pesquisa. Não basta atender, tem que se relacionar. Para as gerações Y e Z, por exemplo, o dialogo off-line (aquele no ponto de venda) em nada difere do on-line (nas redes sociais). Os clientes exigem um diálogo mais autêntico e ágil.

Comodidade foi outro importante quesito que as marcas deve se atentar. Segundo Paulo Al-Assal, Diretor Geral da agência Voltage, representante do estudo no Brasil, o consumidor está buscando uma vida com menos estresse e estímulos. Ele procura a super conveniência. As pessoas, não querem mais ir ao supermercado, dando assim, preferência à lojinha de bairro, sem pegar trânsito.

No quesito experiência com a marca os consumidores continuarão buscando referencias antes das compras. Com diversos recursos on-line, os consumidores tornam-se extremamente exigentes e pesquisam muito mais antes de comprar.

O profissional de marketing em 2012 deve estimular sua organização para esse espírito, da mesma maneira o corpo dirigente deve entender que a regra é imposta pelo consumidor, as técnicas e ações realizadas em 2009, 2010 e 2011 talvez não sejam mais eficazes, como diz Marcos Cobra ''é preciso experimentações constantes''.

Inovar em marketing significa experimentar, as marcas devem estar abertas a isso também.

Feliz marketing novo!

@coelhofernando

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