sábado, 12 de novembro de 2011

Você é importante para mim

Você é o máximo, bonito, inteligente, bem relacionado, engraçado e cheio de qualidades (alguns defeitos também). Você sabe disso, mas precisa escutar de outras pessoas para ter certeza.
Estava lendo um artigo ontem que apontava a insegurança como o maior problema do mundo. Temos medo de tudo: de não ser aceito pela sociedade, de não gostarem do que falamos, de usarmos uma roupa que alguém vai considerar brega, entre tantas outras coisas. O artigo dizia que seriamos menos neuróticos, loucos e agitados se fôssemos todos um pouco menos inseguros.
O que precisamos na verdade é levar a vida menos a sério, como diz Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar... Mas não é isso que acontece, ai para preencher este medo todo, o que as pessoas fazem? Estudam mais, buscam melhores salários, tentam dominar as situações, etc. e tal. Nada disso adianta, sabe por quê?   Por que a segurança é algo externo, não depende de nós, ela está relacionada ao outro, é o que chamamos de validação.
Como é, e como funciona essa tal validação?
Todos nós precisamos ser validados por alguém (ou por várias pessoas), você conhece todos os adjetivos citados no começo do texto, mas precisar que esse conhecimento a cerca deles seja reforçado (revalidado).
Ainda que você seja capaz de seu auto-motivar,infelizmente (ou felizmente) você é incapaz se auto-validar. Você sempre será um ninguém a não ser que outros o validem como alguém. Validar alguém significa confirmá-lo, é mais ou menos como dizer: “você é importante para mim”. E quem não gosta de se sentir importante? Todo mundo né?
Para você validar alguém é bem simples: basta um sorriso, um abraço, um elogio e você nas entrelinhas estará dizendo para aquela pessoa “você é importante para mim”.
Todo mundo, absolutamente todos, gostam de ser “mimado” – é uma necessidade humana, isso estimula nosso ego.
E então, vamos treinar? Valide alguém hoje!
Dê um bom dia seguido de um... Você está tão bonito (ou bonita).
Assim o mundo (eu e você) será menos inseguro, mas feliz e menos neurótico.
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário