quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quando você está pronto (ou não)

São exatamente 22h19. Apesar do horário me senti instigado a responder (e também perguntar): você possui maturidade profissional?
- Eu acredito que nenhum, repito, nenhum profissional, vai adquirir o estágio do “eu to pronto”.
No mundo em que vivemos sempre há algo para aprendermos, desaprendermos e reaprendermos. Maturidade profissional é muito subjetiva para ser definido, contudo, uma coisa tenho certeza: não está relacionada a tempo de trabalho e sim a aspectos comportamentais que podem ser adquiridos, por exemplo, por uma pessoa com um ou dez anos de mercado.
Dentre os atributos ligados à maturidade profissional está a competência, amadurecimento pessoal, motivação, capacidade de adaptação e PRINCIPALMENTE a humildade.
No nosso meio especifico de comunicação, os egos tendem a se inflamar, o que só demonstra um total despreparo de alguns profissionais (ou pseudos) na sua maioria iniciantes. Parafraseando a frase de Luiziane Saraiva (no último Look Market): estrelismo não combina com profissionalismo.
Na verdade essa tão falada maturidade profissional é um tirocínio sempre em aprimoramento que tem como pilar básico o saber receber feedbacks, humildade, conhecimento técnico, mercadológico, capacidade de aprender (e reaprender), habilidade em dialogar (saber ouvir é primordial), entre outras questões.
E para você? O que é maturidade profissional?
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário