terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Look Market com Felipe Ladeira



Ele é publicitário, empresário, palestrante, MBA em Marketing e Gestão de Negócios e MBA em Gestão Empresarial. Já passou pela área de criação, foi multiplicador de ideias como professor universitário e com o tempo se apaixonou pelo planejamento e diversas outras competências associadas à gestão empresarial. 

Nosso convidado do Look Market desta semana é o premiadíssimo Felipe Ladeira, sócio e diretor de atendimento da Agência Quadrante.

Aprecie sem moderação:

Look Market com Felipe Ladeira

Blog do Fernando: Certa vez falei aqui no blog que, o pessoal da criação antes de criar para um cliente varejo deveria passar uma semana no PDV entendendo a alma do negócio. Você responde pelo Planejamento de contas importantes do varejo. Tu acreditas que os Criativos do nosso mercado conseguem inovar na comunicação varejo? 

Felipe: Uma semana não seria suficiente (risos). Não é uma questão só de tempo. Não adianta passar um mês no PDV tendo uma visão equivocada do que é comunicação/propaganda. A experiência e conhecimento do PDV são imprescindíveis, porém não pode estar desacompanha de inteligência para negócio e bom senso.

Blog do Fernando: Se estiver enganado me corrija, mas o grande problema da criação (e acho que de toda agência) são os prazos curtos (sempre para ontem). Com planejar eficientemente uma campanha que já chega com prazo estourado? 

Felipe: Antecipe-se! Crie a demanda. Defendo a ideia de que devemos entender o negócio do nosso cliente e vivenciar o seu dia a dia para nos tornar capaz de antever a sua necessidade.

Além disso, ter argumento e poder de persuasão são importantes para mostrar que o prazo pode comprometer o investimento e o resultado esperado.

Blog do Fernando: Uma observação e duas perguntas em uma só (risos). Não se pode mais diferenciar Planejamento off-line de on-line, isso é fato. As marcas locais estão conseguindo (ou aceitando) integrar suas estratégias on e off? A linguagem, conteúdo e posicionamentos nas diferentes plataformas são mantidos alinhados? 

Felipe: De uma forma geral, nosso mercado ainda não desenvolveu essa competência. Os meios de comunicação de massa ainda possuem preço convidativo e isso acomoda o mercado.

Estou sendo muito superficial nesta análise, pois existem muitos outros fatores envolvidos: mercado tradicional, profissionais ainda não qualificados para plataforma on-line, meios de massa ainda muito acessíveis, falta de planejamento, concorrência pouco diferenciada...
Mas isso mudará!

Blog do Fernando: Philipe Kotler disse uma vez que o departamento de marketing deveria ter o nome mudado para “movimento” e ele complementa: “marketing não se faz sentado”. Planejamento de Comunicação é puro marketing, logo planejamento também não se faz sentado. Como é esse movimento em seu caso? Você precisa direcionar (e inspirar) a criação. Da onde tu buscas teu repertório?

Felipe: Meu caso não é muito comum. Comecei na área de criação. Com o tempo me apaixonei pelo planejamento e diversas outras competências associadas à gestão empresarial. Sou apaixonado pela criação aplicada ao planejamento e a gestão.

Também sou responsável por alguns atendimentos na agência e não consigo fazer isso desassociado do planejamento. Quando recebo um briefing, procuro descobrir onde realmente está o problema do cliente. Muitas vezes não está onde ele imagina e é muito gratificante poder contribuir de uma forma que ele não espera. 

Não é possível analisar uma empresa e dar uma contribuição mais abrangente para o cliente quando só se entendem de marketing, comunicação e propaganda. Quando isso acontece, seu repertório fica resumido ao conhecimento que você conseguiu construir.

Blog do Fernando: Em uma frase (ou slogan) qual seu look market? Qual seu olhar do mercado? Qual seu olhar do mundo?

Felipe: Ao invés de reclamar do mercado e/ou das pessoas, porque não se perguntar o que poderia fazer de melhor para o mercado e para as pessoas?

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