terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Afinal de contas, o que é um Meme?


Meme não é apenas um desenho engraçado viralizado nas redes sociais, meme vai muito além disso. 

O meme é um elemento cultural replicado no meio (físico ou virtual) afetando nosso comportamento e determinado a formação da cultura social. Pra entender melhor, o termo meme foi criado por Richard Dawkins no seu livro “O Gene Egoísta” e é oriundo da palavra grega “mimeme” que etimologicamente significa “algo que é imitado” - levando-se em consideração essa afirmação, qualquer coisa que evolua a base da variedade, seleção e hereditariedade é um meme.

Meme é, portanto um gene cultural que determina a maneira como a sociedade se comporta: a forma como nos vestimos, falamos, as gírias, valores, sons, línguas, palavras, bordões, desenhos, tudo é meme.

A especialista em marketing, Martha Gabriel, alerta que um meme não pode ser considerado um viral - viral é uma unidade de informação que se espalha sem sofrer alterações, já o meme se espalha como um comportamento imitado.

Pode não parecer, mas o meme é tão antigo quanto à humanidade e faz parte do nosso processo de evolução cultural afetando nosso comportamento e ocupando nosso cérebro – formando assim nossa cultura. 

Em pleno 2012 cada vez mais observaremos os memes surgindo. Precisa dizer por quê? Não, né? A evolução das tecnologias de comunicação e redes sociais explica o fato!

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário