segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Look Market com Fernando Spotti


Ele é Publicitário, musico, twiteeiro de plantão e meu chará... Em 2008 entrou como estagiário de redação na Agência Phocus Propaganda (hoje Grupo Phocus), foi efetivado como Redator onde permaneceu nesta função até 2011, migrando então para área de Social Media.

Estou falando do criativo e despojado Fernando Spotti que conversou conosco sobre social media, social-consumers, tendências on-line e comportamento da marca no meio digital.

Aprecie sem moderação!!!

Look Market com Fernando Spotti

Blog do Fernando: Quando falamos em conhecer o comportamento de compra do consumidor, estamos falando numa condição fundamental para elaboração da nossa estratégia de comunicação. Quando partimos para o comercio eletrônico em tempos de forte utilização das mídias sociais o que é que muda? 

 Spotti: Antes, pesquisas de todos os tipos precisavam ser feitas para entender o comportamento do consumidor. Hoje em dia, o próprio consumidor expõe seus gostos, preferências, necessidades, ideias e opiniões nas redes sociais. Aquele cara que antes recebia a informação goela abaixo já não existe mais. Hoje ele tem voz, está mais exigente, opina, critica, interfere na comunicação 

Blog do Fernando: Você estreia em São Luis de maneira pioneira no Grupo Phocus numa área nova para nosso mercado: a comunicação especializada no social media. Como é esse trabalho que você desenvolve para as marcas? Os clientes já tomaram noção da importância dessa ferramenta? 

 Spotti: Na verdade já existem profissionais atuantes nessa área. A Maximize, por exemplo, tem uma equipe social media muito qualificada. Agora, em relação às agências, creio que nós sejamos os primeiros a oferecer esse tipo de serviço ao cliente. O trabalho que estou desenvolvendo, a princípio, é com a própria Phocus. Lançamos há pouco tempo nossos perfis nas redes sociais - @grupophocus e facebook.com/grupophocus , e já vem dando ótimos resultados. Para os clientes da casa, estamos naquela fase de adequação das campanhas de propaganda ao meio digital, mas já temos projetos engatilhados para estratégia e desenvolvimento de comunicação digital. Em breve vocês verão no ar, mais precisamente na nuvem. Creio que toda empresa saiba da importância dessas novas ferramentas, mas nem todas começaram de fato a investir nessa comunicação.

Blog do Fernando: Corrija-me se eu estiver errado, mas o cliente virtual é mais disponível, ele sente prazer em ser co-autor, ele ama colaborar com a marca e com sua rede de contatos. De que maneira as empresas podem aproveitar esse comportamento social_consumer?

 Spotti: Essa é uma das características do novo consumidor, como falei lá no começo. Um ótimo exemplo de um bom aproveitamento desse novo perfil é o case do Magazine Luiza. Eles disponibilizaram produtos online para que as pessoas montem suas lojas virtuais e divulguem entre os seus contatos. Uma vez efetuada a venda, a pessoa ganha uma comissão do produto vendido e não precisa se preocupara com mais nada. Esse consumidor ama colaborar, como você disse, mas por outro lado, também, ele não abre mão de meter o pau num produto, numa marca etc. Cabe às empresas saberem lidar com isso e contornarem a situação, como foi o caso recente da Ruffles, ao explicar a questão do "saco de ar". 

Blog do Fernando: Uma pergunta simples, porém instigante: o facebook, twitter e outras plataformas de hoje podem acabar? 

Spotti: Se esse ano o mundo acabar mesmo, tudo isso vai junto rsrs.. Cara, eu creio que novos meios vão surgir, com mais novidades, mais possibilidades de interação, enfim... Creio que deva acontecer o que está acontecendo com o Orkut, por exemplo. Ele perdeu bastante sua força, mas continua lá, com seus usuários fiéis e as marcas presentes nele.

Blog do Fernando: Em 140 caracteres, qual seu Look Market? Qual sua visão do mundo, do mercado e da vida? 

Spotti: O mundo diminuindo, o mercado crescendo e a vida passando mais rápido. Estamos a um clique de qualquer um, exceto dos norte-coreanos.
.....................................................................................................................
E pra quem acha que Publicitário não tem vida, faz cerão em agência e só vive pra propaganda, se enganou! O cara ai manda muito bem na musica também.

Ao contrário da publicidade, onde começou na Phocus e está até hoje, na música ele passou por várias bandas, mas hoje está focado no seu trabalho solo. Se alguém quiser conferir, acesse ai e aumenta o som,  http://soundcloud.com/f-spotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário