terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Qual o posicionamento do novo profissional de marketing em 2012?


Em tempos de mudanças continuas e velozes o profissional de marketing precisa ser 360º.

O que isso significa? - Significa que aquele profissional especialista deve se tornar cada dia mais holístico, ou seja, conhecer de tudo e ter a capacidade de filtrar as informações que recebe diariamente aplicando-as corretamente no negócio que conduz.

Beth furtado, Psicóloga e Especialista em Marketing diz que a inovação só é possível quando sua experiência é multifacetada. 

Maria Paula, gerente de marketing da Robert Half afirma que hoje a melhor especialização é a generalização.

Marcos Cobra, grande mestre do marketing diz que o profissional contemporâneo deve ser tribalista, conhecer várias culturas e grupos.

Diante de todas essas recomendações fica claro que o perfil do profissional contemporâneo de marketing deve ser o de um profundo conhecedor do mercado e todas suas variáveis: o negócio em si, a comunicação, as pessoas, os costumes, sentimentos sociais e outras  UMPC’s (um monte de pequenas coisas).

Outro fator que o profissional de marketing deve estar atento é a congruência entre o lado técnico e pessoal.  Hoje em qualquer relação, acho que não somente a de marketing, não basta ser um profundo conhecedor técnico do negócio, é necessário entender que os negócios são regidos por pessoa e você deve se comportar como tal, considerando os sentimentos, espiritualidade e emoções. Philip Kotler em seu livro Marketing 3.0 afirma que as empresas devem (e precisam) cultivar a espiritualidade nas marcas. 

Concluindo, o profissional de marketing precisa ser cada vez mais gente (mais humano), mais psicólogo, sociólogo e amigo, falar uma linguagem adequada a cada stakehoder e de maneira única.

@coelhofernando

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